TP-Link Deco X90

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A TP-Link enviou-nos o mais recente kit mesh para criar uma rede sem fios que chegue a todos os cantos da casa. A particularidade deste novo kit é o facto de já estar de acordo com encriptação WPA3 e a nova norma WiFi 6, que promete velocidades até aos 6600 Mbps e permite a ligação de até duzentos dispositivos em simultâneo, tudo isto numa área de até 650 metros quadrados. Para quem não sabe, a mesh é uma rede Wi-Fi que usa várias estações que “falam” entre si e que permitem uma cobertura mais completa, mesmo em locais em que existam recantos que de outra forma ficariam sem rede.

A grande vantagem deste tipo de kits em relação à utilização de extensores é que a configuração e operação são muito mais simples: tudo é feito através de uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda na configuração. Por outro lado, a utilização é completamente transparente para o utilizador, que só tem de inserir uma vez a password da rede para ter acesso em qualquer ponto da casa.

Os dispositivos deste novo kit são bastante mais volumosos que os dos modelos anteriores – suspeito que seja por causa das várias antenas que são necessárias para a rede WiFi 6. Isto pode ser um problema para quem tem algumas preocupações estéticas.

Estes dispositivos têm uma ou outra diferença para os outros, como a presença de uma ficha RJ-45 para os interligar por cabo (se for necessário) com uma velocidade máxima de 2,5 Gbps.

A ligação é muito simples: basta ligar um dispositivo ao router através do cabo fornecido e, depois, colocar o outro junto da zona em que o sinal começar a ficar mais fraco, mas onde ainda houver sinal suficiente para os dispositivos possam comunicar entre si. Depois, é só instalar a aplicação da TP-Link para configurar o resto, como a password, o sistema de segurança, entre outras coisas.

Este kit inclui um sistema de inteligência artificial que melhora as ligações e aprende com os padrões de utilização. Também está presente uma firewall com controlos parentais para tudo o que tenha que ver com a segurança da rede. Por fim, o Deco X90 já está de acordo com a norma de encriptação WPA3.

Nos testes consegui resultados dispares: num portátil com WiFi 6 a ligação foi rápida e estável, mas com alguns smartphones a ligação por vezes perdia-se sem qualquer razão aparente, nada que não possa ser resolvido com uma actualização de firmware. Com consolas tudo funcionou como esperado. As velocidades foram bastante interessantes, mas devido a ter apenas um dispositivo com WiFi 6 não consegui testar a comunicação entre dois dispositivos numa rede deste tipo.


Distribuidor: TP-Link

Preço: €599,99


Ficha Técnica

Padrões WiFi: WiFi 6, IEEE 802.11ax/ac/n/a 5 GHz, IEEE 802.11ax/n/b/g 2.4 GHz
Velocidades anunciadas: 5 GHz: 4804 Mbps (802.11ax, HE160), 5 GHz: 1201 Mbps (802.11ax), 2,4 GHz: 574 Mbps (802.11ax)
Modos de funcionamento: Router Mode, Access Point Mode
Processador: 1,5 GHz de 4 núcleos
Ligações com fios: 2,5 Gbps, Gigabit
Segurança: WPA2, WPA3, Firewall SPI
Dimensões: 130 × 123 × 210 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version