Asus ROG STRIX GS-AX3000

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Asus acaba de lançar mais um router Wi-Fi 6 para quem quer montar uma rede local para jogar: o ROG STRIX GS-AX3000 tem como objectivo ser uma oferta para a gama média.

Este router tem o habitual aspecto da Republic of Gamers – é feito em plástico preto baço e tem um grande logo da ROG na parte de cima. Os LED que indicam o funcionamento estão colocados do lado esquerdo, no topo da caixa. À frente, como não poderia deixar num hardware de ‘gaming’, está um sistema de iluminação RGB que pode ser programado através do Aura, da Asus ROG.

Este router tem cinco entradas RJ-45 gigabit e uma delas está reservada para a ligação WAN. Há mais uma entrada USB 3.0, que permite converter este router num servidor de impressão, ou, se ligar um disco externo ou pen USB, num NAS.

O GS-AX3000 tem um processador com três núcleos a 1,5 GHz, 512 MB de memória RAM e 256 MB de memória flash para o firmware.

No que respeita ao software, o router traz funcionalidades de QoS para jogos (que permitem atribuir prioridades de tráfego) e uma firewall que dá a possibilidade de limitar a ligação de dispositivos à rede e que permite estipular controlos parentais.

Este router pode ser integrado em redes Wi-Fi mesh, tanto no papel de controlador, como no papel de repetidor, com a marca a prometer uma velocidade máxima de 2,9 Gbps nos dispositivos Wi-Fi compatíveis com a norma Wi-Fi 6.

Nos nossos testes conseguimos chegar aos 2 Gbps na transferência de ficheiros entre dois portáteis em linha de vista com Wi-Fi 6. Numa zona mais afastada e com recantos, a velocidade baixou para 1,8 Gbps. Isto quer dizer que os valores que se conseguem em testes reais estão relativamente perto dos anunciados, o que é bastante bom.


Distribuidor: Asus

Preço: €209,90


Ficha Técnica

Normas Wi-Fi: IEEE 802.11a,b,g,n,ac,ax
Frequências utilizadas: 2,4 GHz 2 x 2; 5 GHz 2 x 2
Processador: três núcleos a 1,5 GHz
Memória: 256 MB Flash, 512 MB RAM
Ligações: RJ-45 WAN, 4 x RJ-45 LAN, USB 3.2


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version