Quais as diferenças de desempenho entre módulos SSD na PlayStation 5?

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min
O slot onde se pode instalar um SSD M.2 na PlayStation 5.

O canal de YouTube Digital Foundry decidiu fazer um pequeno comparativo entre módulos SSD instalados na PlayStation 5, medindo a diferença de desempenho tanto a abrir jogos, como a transferir os mesmos da unidade interna para o novo módulo, e os resultados foram melhores que os esperados.

Tendo em conta os requisitos indicados pela Sony, em que todos os módulos devem ser do tipo M.2 NVMe PCIe 4.0, com uma capacidade entre 250 a 4 TB, e uma velocidade de leitura de 5500 MB/s ou superior, foi curioso verificar como a PS5 aceitou e funcionou correctamente com um SSD mais lento, ou seja, que não cumpre os requisitos indicados pela Sony.

Os módulos SSD utilizados para este teste foi um Western Digital Black SN850 de 1TB, que tem a particularidade de ter uma velocidade de leitura e escrita até 7000 MB/s, cerca de 27% superior aos requisitos da Sony, e um Western Digital Black SN750 de 250 GB, que está limitado a 3200 MB/s de velocidade de leitura e escrita, o que corresponde a apenas 58% da velocidade recomendada pela Sony.

Em termos de desempenho, o sistema operativo da Sony determinou que o módulo de 1 TB consegue oferecer uma velocidade de leitura média de 6543 MB/s, com o módulo mais lento de 250 GB a obter 5173 MB/s, um valor significativamente superior ao anunciado pelo fabricante.

Utilizando o jogo Ratchet & Clank: A Rift Apart como teste de desempenho, o resultado em termos de imagens por segundo (fps) foi praticamente idêntico, ou seja, tanto o SSD mais rápido como o SSD mais lento obtiveram um desempenho idêntico ao SSD interno da PS5. Em termos de load do menu do jogo, o SSD interno da PS5 demorou 7 segundos a abrir o jogo, com o SSD SN850 a demorar pouco mais de 8 segundos, e o SSD SN750 mais lento a demorar quase 10 segundos.

Já a abrir o jogo em si, as diferenças foram muito menores, meros milésimos de segundos. Este comportamento foi confirmado em outros jogos. Em termos de transferência de dados, cerca de 60 GB da instalação de Ghost of Tsushima demorou 7 minutos e 6 segundos no SSD SN750, tendo demorado apenas 49 segundos no SSD SN850. Ou seja, onde interessa, nos jogos, as diferenças de desempenho entre os módulos SSD são insignificantes.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version