Oppo lança nova série Reno6 5G

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 7 min

Embora tenho sido um ano bastante atípico, a Oppo não tem razões de queixa, uma vez que em tao pouco tempo de actividade em Portugal, já conseguiram atingir a 4° posição, com um total de 10.6% de quota de mercado (segundo dados de Janeiro a Julho de 2021).

Apostada em reforçar essa posição, a Oppo acaba de introduzir no seu portfólio a nova série Reno6, composta por dois equipamentos distintos, o Reno6 5G e o Reno6 Pro 5G. Ambos os equipamentos estão destinados a utilizadores que procuram um smartphone distinto, não só em termos visuais como de características e desempenho.

Começando pelo Reno6 5G, este destaca-se pelo design retro (faz lembrar um iPhone5), com recurso a um acabamento mate que impede a formação de dedadas, e o uso de arestas suaves que tornam a sua utilização estranhamente confortável.

Este equipamento está bastante orientado para criadores de conteúdos, nomeadamente de vídeo, graças à implementação de várias tecnologias que irão facilitar essa tarefa, como o sistema de Bokeh artístico, que consegue aplicar um filtro especial para destacar o que mais importa. Este filtro pode ser aplicado tanto em fotografia como vídeo, de dia e de noite, e tanto nas câmaras traseiras como na frontal.

E, já que falamos em câmaras, o novo Reno6 5G vem equipado com um sensor frontal Sony IMX615 de 32MP (f/2.4) e três sensores traseiros, um principal de 64 MP f/1.7, um sensor ultra grande angular de 8 MP e um sensor macro de 2 MP, estando ainda presente um sensor de temperatura de cor. Conta ainda com outras soluções tecnológicas como o Vídeo com destaque AI (de Inteligência Artificial), que aplica o modo HDR ou o modo Ultra Nocturno, sempre que o sistema determinar que as condições luminosas existentes o exigem.

Existem outros modos, como o de Vídeo de Vista dupla, que grava vídeo tanto do sensor principal como do sensor frontal em simultâneo, o modo de vídeo com Embelezamento AI, sistema de bloqueio de foco e modo de Retrato a Cores AI, que permite destacar a cor de um objecto ou pessoa (como a roupa), deixando o resto da imagem a preto e branco.

Como o gaming tem ganho uma relevância cada vez maior, a Oppo criou o Modo Foco no Jogo, que bloqueia notificações, chamadas e alarmes, para que não se distraia, tendo igualmente criado o modo HyperBoost 4.0, que optimiza o desempenho do equipamento para uma experiência de Jogo mais fluida. Em termos de hardware, a Oppo aplicou um sistema de arrefecimento de múltiplas camadas para garantir um funcionamento mais eficaz do SoC utilizado, o Mediatek Dimensity 900.

Este SoC, produzido a 6nm, garante um óptimo desempenho, superior ao rival Snapdragom 750G da Qual como, ao qual se junta a maior eficiência energética. Conta ainda com 8 GB de memória RAM e 128 GB de espaço de armazenamento. A bateria de 4300 mAh suporta a tecnologia de carregamento rápido SuperVOOC 2.0 de 65W, que garante um carregamento completo (0 aos 100%) em apenas 28 minutos.

Já o Reno6 Pro 5G utiliza um design mais tradicional, com o recurso vidro curvo 3D, módulo das câmaras traseiras em metal, e o já referido acabamento mate, para evitar a formação de dedadas. Por se tratar de um equipamento superior, a Oppo optou por configurar este Reno6 Pro 5G de um SoC de topo, o Snapdragon 870, que está associado a 12 GB de memória RAM e 256 GB de espaço de armazenamento. A bateria é ligeiramente maior, 4500 mAh, sendo a mesma compatível com a tecnologia SuperVOOC 2.0 de 65W, o que permite carregar a totalidade da bateria em 31 minutos.

Em termos de câmaras, o Reno6 Pro 5G conta com um sensor frontal Sony IMX615 de 32 MP f/2.4, mas atrás encontram-se quatro sensores, um principal Sony IMX766 de 50 MP, um sensor ultra grande angular Sony IMX481 de 16 MP, um sensor telefoto de 13 MP que garante zoom híbrido de 5x e digital de 30x, e um sensor macro de 2 MP. Está igualmente presente um sensor de temperatura de cor, para uma maior precisão das cores captadas.

O ecrã do Reno6 5G é de 6.43”, sendo o do Reno6 Pro 5G de 6.55”. Ambos utilizam a tecnologia AMOLED, e ambos utilizam uma taxa de actualização de 90 Hz, o que os torna perfeitos não ao para jogar como para uma utilização quotidiana mais fluida a navegar na Internet e nas redes sociais. O Reno6 5G está disponível nas cores Azul Artico e Preto Estelar, por um preço de €529,90, associado a uma oferta de lançamento (em vigor até 30 de Setembro) de auriculares OPPO Enco Free 2 e de uma capa protectora Radiant Lightning.

Já o OPPO Reno6 Pro 5G está disponível nas cores Azul Ártico e Lunar Grey, com um preço de €829,90. Durante o período de lançamento (até 30 de Setembro), este equipamento será associado a uma oferta de uma capa de silicone, de uns auriculares OPPO Enco X e de uma smartband OPPO Band Style.

Igualmente presente no evento de apresentação, ao qual a PCGuia foi convidada pela OPPO Portugal, onde tivemos oportunidade de testar os dois equipamentos, esteve presente um dos 30 protótipos daquele que poderá ser o primeiro smartphone de ecrã enrolável do mundo, o OPPO X 2021.

Este equipamento tem a particularidade de, ao deslizar o dedo no sensor de impressões digitais lateral, de ampliar o ecrã OLED de 6.7 polegadas para as 7.4 polegadas, recolhendo ao deslizar novamente o dedo no mesmo sensor. Por se tratar de um protótipo, existiam algumas limitações, como a bateria só dispunha de 4000 mAh, e o processador era um Snapdragon 865, com mais de um ano. Ainda assim, trata-se de uma excelente demonstração de um formato que deverá surgir no futuro, como alternativa aos actuais modelos de ecrã dobrável.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version