Microsoft expande família Surface com novos equipamentos

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Com o novo sistema operativo Windows 11 prestes a ser lançado, a Microsoft anunciou a chegada de novos equipamentos Surface, que chegarão ao mercado já equipados com o Windows 11, bem como um conjunto de acessórios inovadores.

O primeiro modelo a ser disponibilizado no nosso mercado será o Surface Go 3, um dispositivo versátil e acessível (desde €499), que será ideal para um uso escolar, ou para utilizadores em movimento. O design é idêntico ao seu antecessor, mantendo-se o ecrã PixelSense de 10.5 polegadas que é totalmente compatível com interacção por toque ou por caneta digital.

Internamente conta com novos processadores Intel Core de 10ª geração, um Intel Core i3-10100Y e um Pentium Gold 6500Y, que segundo a Microsoft, garante uma melhoria de desempenho que pode chegar aos 60%. Poderá ser configurado até 8 GB de memória RAM, incluí duas câmaras 1080p, microfones de longo alcance, Dolby Audio e ligação LTE 4G opcional.

Serão igualmente lançados novos equipamentos Surface, mas os mesmos só deverão chegar ao mercado nacional no início do próximo ano. Entre eles está o novo Surface Laptop Studio, que é essencialmente uma evolução do Surface Book, embora com um inovador sistema de dobradiça e suporte do ecrã, que permitirá adaptar o equipamento de acordo com o tipo de trabalho: Workstation, Stage e Studio.

Será igualmente lançado o novo Surface Pro 8, que estreia um novo ecrã de 13 polegadas de alta resolução, um novo chassis com contornos mais arredondados, processadores Intel Core de 11ª geração e novas portas USB-C compatíveis com Thunderbolt. O Surface Pro 8 vem acompanhado da nova capa de teclado Type Cover, que incluí espaço de armazenamento adicional e sistema de carregamento sem fios para a nova caneta digital Surface Slim Pen 2.

Por fim temos o novo Surface Pro X, também ele redesenhado, tal como o Surface Pro 8, que embora vá usar o Windows 11, será uma versão ARM, sendo utilizanda uma nova geração de processadores Snapdragon SQ, desenvolvido pela Microsoft em conjunto com a Qualcomm. O novo Surface Pro X estará disponível apenas com ligação Wi-Fi, mas terá suporte próprio, aplicações nativas ARM, bem como um sistema de emulação x64.

Em termos de acessórios, o destaque vai para o novo Ocean Plastic Mouse, um rato que foi criado em colaboração com a SABIC, uma empresa que desenvolveu uma resina de alta qualidade, feita a partir de 20% de plástico retirado dos oceanos. Este rato é, além de confortável, amigo do ambiente, e uma das primeiras apostas da Microsoft, que estabeleceu um compromisso, ao pretender tornar-se negativa em termos de emissões de carbono, já em 2030.

Outros acessórios que serão introduzidos no mercado são a nova caneta digital Surface Slim Pen 2, que oferece agora um maior controlo e precisão, bem como uma reacção ao toque mais realista, simulando a sensação de usar uma caneta no papel. Os novos Microsoft Modern USB-C Headset são novos auscultadores leves e de alta qualidade, ideais para utilização com o Microsoft Teams. Por fim temos o Surface Adaptive Kit, que consiste num conjunto de soluções para melhorar a acessibilidade dos equipamentos Surface a utilizadores com necessidades específicas, como problemas de visão, ou mobilidade limitada.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version