Como pode fechar a tampa do portátil e continuar a usá-lo ligado a um monitor externo no Windows

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Com o aumento do poder de processamento dos computadores portáteis, usá-los para trabalhar é uma boa alternativa aos desktop, principalmente se tiver um bom monitor. No entanto, uma coisa que pode ser incomodativa nestes casos, é que, quando fecha a tampa do computador o dispositivo entre em modo de suspensão. Isto desliga a ligação com o monitor externo, que, por sua vez também se desliga. Pode resolver este problema com umas pequenas alterações na configuração do Windows.

Vejamos como impedir que o computador se desligue cada vez que se fecha tampa:

No ‘Ambiente de Trabalho’ do Windows do seu portátil, clique com o botão direito do rato no ícone da bateria que está no canto inferior direito e escolha a opção ‘Opções de Energia’.

Na coluna da esquerda da janela ‘Opções de energia’, clique em ‘Escolher o que faz o fecho da tampa’.

Pode alterar o que o computador faz quando fecha a tampa, quando está a trabalhar com a energia da bateria e quando está a trabalhar ligado à corrente.

Se não usar o computador ligado a um monitor quando trabalha com a energia da bateria, clique no menu que está na linha ‘Quando fecho a tampa do portátil:’ e na coluna ‘Ligado à corrente’ e escolha a opção ‘Não fazer nada’. Se usar o computador ligado a um monitor, enquanto está a ser alimentado através da bateria escolha a mesma opção na coluna ‘Em bateria’.

Clique em ‘Guardar alterações’.

A partir de agora pode fechar a tampa do computador à vontade quando o tem ligado a um monitor externo, que ele não se desliga.

Se quiser voltar às definições que estavam antes, basta voltar a esta janela e escolher a opção ‘Suspender’ e guardar as alterações’.

Este tutorial também funciona em Windows 11.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version