Ataques de malware. Há um novo líder mundial que acaba com o domínio de três meses do Trickbot

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Blake Connally

Três meses depois, há uma mudança no topo dos ataques de malware mais detectados em todo o mundo. O novo “campeão” das falhas de segurança é o Formbook, que acaba com a liderança do Trickbot.

«Identificado em 2016, o Formbook é um infostealer que recolhe credenciais de vários browsers, capturas de ecrã, monitoriza e regista teclas, podendo também fazer download e executar ficheiros de acordo com comandos C&C», explica a empresa de segurança Check Point.

Em Portugal, o Formbook também foi o número um nos ataques de malware: foi detectado em 7% das organizações nacionais. No País, o segundo lugar é do XMRig (software de mining CPU em open-source) e o terceiro é ocupado pelo Agent Tesla.

Segundo a Check Point, o Formbook foi distribuído em «campanhas relacionadas com a COVID-19, bem como e-mails de phishing» e teve ainda uma nova variante: a XLoader, para macOS.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version