Agregador de emuladores para jogos retro RetroArch chegou á loja Steam e é gratuito

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

O RetroArch, uma aplicação que reúne vários emuladores para uma grande variedade de computadores e consolas clássicas, está disponível gratuitamente através da loja Steam após um ano de testes beta.

A versão Steam do RetroArch é essencialmente a mesma que está no site oficial ou através do site itch.io, exceptuando a forma como os utilizadores descarregam os ‘cores’, os emuladores que permitem ao RetroArch usar software de diferentes sistemas. Em vez de usar o ‘Core Downloader’ que está dentro do próprio RetroArch, os utilizadores têm de os descarregar como já fazem com os DLC que compram para os jogos no Steam. Tanto RetroArch, como os emuladores são gratuitos no Steam.

Neste momento estão disponíveis 10 emuladores que permitem usar software para Nintendo Entertainment System, Super Nintendo, Game Boy, Atari 2600, Neo Geo, Sega Saturn, a PlayStation original, Nintendo 64 e mais. No futuro serão adicionados mais emuladores à lista da Steam, mas o software também permite adicioná-los manualmente a partir do site do RetroArch e depois copiando-os para uma pasta do programa (steamapps, common, RetroArch, cores). 

O RetroArch é considerado há anos a forma mais simples de emular vários sistemas clássicos diferentes, tudo através de uma interface unificada. A chegada à loja Steam facilita ainda mais a instalação e manutenção do programa.

As configurações do comando Steam Controller também ajudam. Se usar um destes comandos será mais fácil arrancar o RetroArch através do modo Big Picture da Steam. Ao contrário do que acontece com os jogos, para usar o RetroArch, não é necessário ter o programa da loja Steam a funcionar.

Esta jogada da Steam pode ser uma grande vantagem para a consola portátil Steam Deck, que deve chegar em breve, porque o RetroArch pode ser executado directamente no sistema operativo SteamOS, o que permitirá usar jogos de muitas plataformas directamente na consola.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version