Sony SRS-RA3000

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 3 min

A nova coluna wireless da Sony é um dos primeiros modelos com a tecnologia 360 Reality Audio do mercado e tem também Immersive Audio Enhancement que permite um som envolvente «de parede a parede e do chão ao tecto» como explica a marca. A verdade é que a coluna é bem construída, apesar da parte em tecido ser um verdadeiro íman de pêlos para quem tem animais em casa. Esta Sony é resistente à humidade (apesar de não ser à prova de água) e tem uma dimensão que lhe permite ser colocada quase em qualquer lado que tenha por perto uma tomada eléctrica.

No que realmente importa, o som, a SRS-RA3000 não desilude: tem bons graves para o seu tamanho (permitido pelos radiadores passivos duplos) e excelentes médios/agudos graças aos dois tweeter existentes e em que realmente se sente a envolvência, mesmo numa divisão grande. Quando experimentámos o 360 Reality Audio, notou-se a diferença. É pena que os conteúdos existentes sejam ainda poucos e pagos – no nosso caso usamos uma conta Tidal para testarmos a funcionalidade. Outra mais-valia desta coluna é o facto de ajustar o volume automaticamente sempre que uma música esteja a um volume diferente da que estiver a ouvir, seja mais alto ou baixo, para não sentirmos diferença entre faixas.

Outra das áreas em que SRS-RA3000 se distingue também é a conectividade: além do habitual Bluetooth, é possível ligar a coluna através de Google Home, já que tem um Chromecast embutido; também pode ser controlada por voz, caso tenha um dispositivo com Google Assistant ou Amazon Alexa integrado, como por exemplo um Echo. Esta Sony tem ainda uma entrada de áudio (3,5 mm) e pode ser ligada a outras SRS-RA3000 ou a televisões Bravia.

Uma coisa que aprendemos há muito é que a qualidade de som paga-se, assim como as funcionalidades. Por isso, apesar de ligeiramente cara, a coluna da Sony vale a pena para quem queira ter um dispositivo para ouvir música, mas não quer um sistema de som completo e grande ou fios pela casa.

Nota: 4,5/5
sony.pt | €300

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version