Serviço de jogos via cloud da Microsoft chega à Xbox no final deste ano

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Microsoft anunciou ontem que o serviço de jogos através da cloud, Xbox Cloud Gaming, será disponibilizado aos utilizadores das consolas Xbox no final deste ano, alguns meses depois de chegar aos PC e dispositivos móveis.

Quem tiver uma consola Xbox e for assinante da versão Ultimate do serviço Game Pass poderá jogar todos os jogos que fazem parte do catálogo do serviço sem terem de os instalar nas suas consolas. A nova funcionalidade terá um separador próprio na secção Game Pass na interface gráfica da consola, que mostrará todos os jogos que estão disponíveis no serviço.

Como os jogos são distribuídos através de streaming, os utilizadores podem começar a jogar imediatamente sem terem de esperar que o jogo seja descarregado e instalado localmente.

Um exemplo de um jogo que estará disponível aos utilizadores das Xbox mais antigas será o Microsoft Flight Simulator que está bloqueado à Xbox Series X e Series S. Devido ao facto de todo o processamento da informação dos jogos ser feito nos servidores da Microsoft, a falta de velocidade das consolas da geração anterior não será um factor para se conseguir usar os jogos.

Outra vantagem deste serviço será a possibilidade de experimentar um jogo antes de o instalar localmente nas consolas.

Naturalmente, nem tudo são vantagens. Os serviços de jogos através da cloud consomem muita largura de banda, sensivelmente a mesma que o streaming de vídeo HD. 

Os jogos que fazem parte do catálogo do serviço de streaming da Microsoft têm a resolução limitada a 1080p e 60 fps, a mesma resolução e taxa de actualização do ecrã que existe na Xbox Series S. Isto pode limitar um pouco a experiência de utilização de jogos, como o Microsoft Flight Simulator.

O serviço também não vai estar disponível em todo o mundo. A Microsoft mantém uma página com uma lista de todos os países que actualmente têm acesso ao serviço Game Pass.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version