Oppo revelou segunda geração da tecnologia de câmara por baixo do ecrã

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A tecnologia de câmaras por baixo do ecrã (USC – Under-Screen Camera) é algo que ainda está nos seus primórdios, mas alguns fabricantes estão a apostar nesta tecnologia há já algum tempo, entre eles a Oppo, em conjunto com a BOE, um dos maiores fabricantes mundiais de ecrãs para smartphones.

Tendo em conta os resultados obtidos com algumas das primeiras soluções disponíveis no mercado, a Oppo optou por desenvolver um conjunto de soluções, tanto a nível de hardware como de processamento de imagem, para atingir um resultado convincente.

Para tal desenvolveram uma geometria de píxeis inovadora, que reduz o tamanho de cada píxel sem diminuir o número de pixéis, garantindo assim uma densidade de 400 ppi, mesmo na zona da câmara. Foi igualmente substituida a tradicional cablagem do ecrã por um material condutor transparente, permitindo assim maior passagem de luz.

Também a forma de gestão de cada píxel no ecrã foi melhorada, abandonando a tradicional norma “1 para 2” (um circuito para gerir dois pixéis) para uma solução “1 para 1”, permitindo assim, em conjunto com um novo algoritmo de optimização de imagem, permite que a cor e o brilho do ecrã sejam mais precisos, garantindo ao mesmo tempo uma maior fiabilidade e duração de vida ao ecrã, na zona da câmara.

Por fim, a Oppo utilizou os recursos do seu instituto de investigação nos EUA para desenvolver uma série de algoritmos de imagem, para que estes consigam reduzir a difracção, melhorar o contraste dinâmico e o ajuste de exposição, anulando assim os defeitos habitualmente associados às câmaras escondidas debaixo do ecrã. Falta agora sabermos quando será aplicada esta tecnologia em futuros modelos da marca.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version