Nova PlayStation 5 utiliza um dissipador mais compacto, mas de pior desempenho

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min
Austin Evans

A Sony lançou uma revisão da versão Digital da sua PlayStation 5 (modelo CFI-1100B 01), que é visualmente idêntica, mas incluí algumas alterações internas, provavelmente para tornar o seu fabrico mais acessível. O YouTuber Austin Evans teve acesso a uma destas novas consolas, e decidiu abrir o seu interior, revelando qual o elemento que registou mais alterações, o dissipador.

A alteração do dissipador original, com base em cobre, múltiplos heatpipes e várias zonas de dissipação de calor foram substituídas por uma solução significativamente mais compacta, ao ponto de ter permitido retirar 300 gramas do peso total da consola, embora tenha recebido uma ventoinha redesenhada, que oferece maior fluxo de ar, sendo ao mesmo tempo mais silenciosa.

O problema é que a alteração registada no dissipador tornou o funcionamento do processador da consola da Sony mais quente, o que a médio/longo prazo poderá originar problemas de sobreaquecimento, especialmente quando estiver a correr jogos mais complexos, com os gráficos a 4K, e elevadas taxas de actualização do ecrã.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version