Futuros processadores Intel Core Raptor Lake-S terão até 24 núcleos

Foram revelados detalhes sobre os futuros processadores Intel Raptor Lake-S, que terão até 24 núcleos, 32 threads e até 36 MB de memória cache.

Intel Corporation

Numa altura em que o mercado espera pelo lançamento dos futuros processadores Intel Alder Lake-S, que introduzirão uma arquitectura híbrida com núcleos Golden Cove de alto desempenho e núcleos Gracemont de elevada eficiência energética, previsto para o final do ano, o canal de YouTube AdoredTV acaba de publicar o roadmap da Intel com a geração seguinte de processadores Intel Core.

Designados de Raptor Lake-S, estes processadores irão utilizar o mesmo tipo de arquitectura, embora os núcleos de alto desempenho sejam totalmente novos, sendo estes designados de Raptor Cove. Segundo os documentos revelados, existirá um aumento significativo da memória cache, que será designada de “Game Cache”, e terá uma capacidade máxima de 36 MB.

AdoredTV

Segundo o roadmap revelado, os processadores Intel Core i9 da série K utilizarão uma estrutura com oito núcleos Raptor Cove e 16 núcleos Gracemont (total de 24 núcleos e 32 threads) e 36 MB de cache, os Core i7 da série K utilizarão uma estrutura de oito núcleos Raptor Cove e oito núcleos Gracemont (total 16 núcleos e 24 threads) e 30 MB de cache e os Core i5 da série K seis núcleos Raptor Cove e oito núcleos Gracemont (total 14 núcleos e 20 threads) e 24 MB de cache.

Já os processadores Core i5 da série S utilizarão uma estrutura com seis núcleos Raptor Cove e quatro núcleos Gracemont (total 14 núcleos e 16 threads) e 21 MB de cache, os Core i3 da série S utilizarão apenas quatro núcleos Raptor Cove (8 threads) e 12 MB de cache, e os Pentium da série S dois núcleos Raptor Cove (4 threads) e 6 MB de cache.

Em termos de consumo de energia, os processadores da série K terão um TDP de 125W, com os modelos da série S um TDP de 65 W e os modelos da série T com 35 W. Todos estes processadores utilizarão um controlador gráfico integrado Intel Xe, que utilizará 32 núcleos na grande maioria dos processadores, 24 núcleos num modelo específico da gama Core i5 de baixo consumo energético, e 16 núcleos nos processadores Pentium.