be quiet! Dark Power 12 750W

Por: Luis Alves
Tempo de leitura: 3 min

A linha de fontes Dark Power 12 da be quiet! teve tanto sucesso com as versões Pro de 1500 e 1200 W que a marca optou por colocar toda essa engenharia em versões “não Pro”, com apenas 1000, 850 e 750 W.

Esta linha tem um certificado 80 Plus Titanium, o mais alto disponível, num mercado onde até as fontes Platinum são raras. Dentro destas fontes, cada componente foi escolhido ao pormenor, desde os condensadores japoneses certificados para aguentar até aos 105º C, aos circuitos de rectificação, regulação e ao próprio arrefecimento.

Uma das funções mais interessantes é a Overclocking Key, um botão externo e que podem instalar num PCI vazio para trocar a fonte entre multi-rail e single rail. Esta função apenas pode ser alterada com a fonte desligada, mas garante que mesmo as placas gráficas que ultrapassem os “gigantes” 25 A de cada linha de +12 V sejam alimentadas sem problemas.

O conjunto de cabos é muito extenso, numa fonte que é totalmente modular, com uns impressionantes seis cabos de oito pinos, para sistemas com múltiplas gráficas, ou até 12 SATA, para utilizadores com sistemas NAS, servidores pessoais ou máquinas de criação de conteúdo. Os cabos, em si, não têm qualquer magia: são pretos, simples e com sleeving também preto. Os encaixes são proprietários, por isso se quiserem outra cor de cabos ou extensões, muito cuidado na compra ou serão incompatíveis.

Para evitar que a fonte fosse demasiado grande e ganhar espaço para o intricado PCB dos cabos modulares, a be quiet! optou por instalar uma ventoinha com um tamanho menos vulgar de 135 mm: uma Silent Wings sem moldura.

Em termos de resultados, é difícil apontar algo negativo no desempenho desta linha. As fontes são robustas, muito eficientes e virtualmente inaudíveis. A ventoinha roda muito pouco e o calor gerado internamente é quase insignificante, dada a eficiência muito perto dos 96%. Como não podia deixar de ser, esta fonte vem com dez anos de garantia e tem um preço que faz inveja a muitas fontes com certificado Gold e Platinum.


Distribuidor: be quiet!

Preço: €229,30


Ficha Técnica

Potência máxima: 750 W
Ligações: 24 pins ATX, 2 x 4+4 pins 12v EPS, 6 x 6+2 pins PCIe, 12 x SATA, 5 x Molex, 1 x FDD, 1 x Overclocking Key
Arrefecimento: ventoinha de 135 mm
Dimensões: 175 x 150 x 86 mm


Exit mobile version