TP-Link Archer AX3000

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Este router oferece a mais recente tecnologia WiFi 6, mas em termos de aspecto exterior parece-se com um equipamento antigo. Este Archer é preto e tem um acabamento brilhante na parte de cima e, ao contrário de outros routers do mesmo tipo, com um aspecto mais actual, tem umas antenas finas, também com acabamento em preto. Na parte da frente estão os habituais LED que mostram a actividade do dispositivo.

No que respeita a ligações com fios, o Archer tem cinco entradas RJ-45 para a ligação de dispositivos com fios a velocidade Gigabit, uma para WAN e quatro para LAN com cores diferentes para uma fácil identificação. Na traseira ainda está uma porta USB 3.0 Type-A que serve para ligar, por exemplo, um disco externo para criar uma drive NAS e partilhar ficheiros numa rede local.

Este router da TP-Link tem um processador Intel Home Wi-Fi WAV654 que permite velocidades até 2,54 Gbps na gama de frequências dos 5 Ghz e de 574 Mbps nos 2,4 GHz.

Tal como qualquer outro router, o Archer tem uma interface Web para a configuração das funcionalidades; há também uma app para dispositivos móveis, mas que é um pouco mais limitada que a interface Web tradicional. Em termos de funcionalidades, além das mais comuns, o Archer oferece um servidor VPN compatível com os protocolos OpenVPN ou PPTP; temos ainda acesso ao HomeCare, que inclui controlos parentais e QoS (Quality of Service).

No que respeita à cobertura e velocidade de comunicação, são ambas bastante boas, mas apesar de o WiFi 6 oferecer melhor cobertura, se tiver alguns recantos em casa, o sinal pode não chegar lá com qualidade suficiente para se conseguirem as velocidades mais altas. Mesmo assim, consegui uma média de 680 Mbps no download (a partir da Internet) e de 200 Mbps, em upload – a ligação era de 1 Gbps. No que respeita à partilha de ficheiros, o software é adequado e a velocidade de transferência dá para ver um filme na TV em HD, mas não chega ao que um NAS a sério consegue fazer.


Distribuidor: TP-Link

Preço: €89,99


Ficha Técnica

Rede sem fios: IEEE 802.11ax/ac/n/a
Processador: Intel Home Wi-Fi WAV654
Ligações com fios: RJ-45 WAN, 4 x RJ-45 LAN, USB 3.0 Type-A
Dimensões: 260,2 x 135 x 38,6 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version