TCL 20 5G

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

Sempre que testamos dois smartphones da mesma “ninhada” de lançamentos de uma marca, há uma questão que se torna transversal: será que um modelo assumidamente mais “básico” fica assim tantos furos abaixo do topo de gama. Neste caso em concreto da TCL, esta oposição não é feita entre o mais poderoso da linha ‘20’ (o Pro 5G, testado na edição passada) e o que fica na base da cadeia alimentar (o SE, será o próximo), mas sim entre o que fica a meio da gama: o 20 5G.

As diferenças entre os dois estão, como seria de esperar, em três campos: ecrã, máquinas fotográficas e processador/gráficos, tudo a desfavor desta versão, como seria de esperar.

Por exemplo, enquanto o Pro tem um ecrã Amoled, este é apenas IPS LCD (ainda assim, mantém-se o HDR 10); o processador no topo de gama é um Snapdragon 750G, mas no 20 5G temos um 650G; as câmaras também têm uma melhor configuração no Pro – temos uma para profundidade de 2 MP que não existe aqui e a de selfie desce de 32 para 8 MP, além de não permitir gravar a 4K nem ter HDR. Principalmente, para quem exige uma boa qualidade fotográfica e de vídeo, o modelo Pro será o mais indicado – mas esta é mesmo a única razão pela qual valerá optar pelo Pro em vez desta versão.

Nos nossos testes, os benchmarks que avaliam o desempenho geral dos smartphones mostraram resultados muito idênticos e que, na nossa opinião, não justificam os quase trezentos euros de diferença que há entre os dois modelos – ainda por cima estamos a falar de modelos com o mesmo tamanho de ecrã, o que nem costuma acontecer quando falamos de smartphones Pro vs. outros modelos de uma mesma gama. A juntar a isto, temos o facto de a autonomia que conseguimos no TCL 20 5G ser um pouco maior que a do 5G, quase uma hora. Já que estamos a falar da bateria, ambos têm carregamento rápido de 18 W, mas o Pro “desempata” com o facto de ter wireless charging de 15 W; ainda assim, o 20 5G traz a norma Quick Charge 4.0+.

Se compararmos a lista de características de um e outro, conseguimos encontrar mais algumas diferenças, como o facto de esta versão ter rádio FM, ser mais pesada ou o facto de ter o leitor de impressões digitais integrado no botão de stand-by que fica na lateral, em vez de no ecrã como o Pro.


Distribuidor: TCL

Preço: €279,99


Benchmarks

  • AnTuTu: 345 343
  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 35 546
  • PCMark 8 Work: 8377
  • PCMark 8 Autonomia: 951 minutos

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 650G 5G
Memória: 6 GB
Armazenamento: 128/256 GB
Câmaras: 48 MP, 8 MP e 2 MP (traseiras) + 8 MP (frontal)
Ecrã: 6,67” IPS LCD HDR10 (2400 x 1080), 395 ppi
Bateria: 4500 mAh
Dimensões: 166,2 x 76,8 x 9,1 mm
Peso: 206 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version