Sony inicia programa de testes beta da PlayStation 5 com firmware que desbloqueia a utilização de SSD M.2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O primeiro programa de testes beta de firmware para a PlayStation 5 inicia-se hoje e a primeira versão de teste do software que faz funcionar a consola da Sony vem recheada de novidades. A mais importante de todas é, naturalmente, o desbloqueio da utilização de drives SSD M.2 que servem para aumentar o espaço de armazenamento da consola, que a Sony tinha prometido para este verão.

As novidades não acabam com os SSD, o novo firmware inclui ainda melhoramentos na interface de utilização, opções de personalização diferentes e suporte para 3D Audio para as colunas dos televisores.

Para já, a Sony ainda não divulgou as marcas e modelos específicos de SSD que vão poder ser instalados na PlayStation 5, essa lista deverá ser divulgada perto da data de lançamento da versão final do novo firmware. A única informação disponível é algo genérica: a drive terá de ser SSD M.2 (30, 42, 60, 80 ou 110 mm) com 250 GB, 500 GB, 1 TB, 2 TB ou 4 TB de capacidade, ter interface PCI Express 4.0 e uma velocidade de leitura mínima de 5500 MB/s, os dissipadores de calor só podem ter 8 mm na parte superior da drive e 2,45 na parte inferior.

O esquema de montagem oficial da Sony.

Devido a ter de ser instalado num espaço algo exíguo, estas drives têm o potencial de causar sobreaquecimento na consola, por isso a Sony indica que os SSD terão obrigatoriamente de ter uma qualquer solução de arrefecimento, como um dissipador de calor. Podem ser usadas soluções de arrefecimento de um ou dos dois lados da drive.

Esta versão do firmware inclui suporte para 3D Audio desenhado para funcionar com as colunas dos televisores, que utiliza o comando DualSense para determinar a forma como o som tridimensional é reproduzido.

As alterações à interface têm o objectivo de diferenciar claramente os jogos para PS4 dos para PS5. O Centro de Controlo também é melhorado, com a adição de mais formas de personalizar os controlos e o sistema de mensagens. O separador ‘Amigos’ também sofre algumas alterações para que seja mais fácil saber quem é que está online.

Infelizmente, neste momento o programa de testes beta da PlayStation 5 não está disponível aos utilizadores portugueses.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version