Sony apresenta nova barra de som com duas entradas HDMI 2.1

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Sony apresentou dois novos sistemas de som para home theater, que têm entradas HDMI 2.1 com passagem de sinal que oferecem suporte para vídeo 8K ou 4K a 120 Hz, Dolby Vision HDR, eARC, entre outras coisas.

A HT-A7000 é uma barra de som Dolby Atmos 7.1.2 que custa 1300 euros, tem duas entradas HDMI 2.1, que permitem usar o potencial total da PlayStation 5 e Xbox Series X.

A A7000 tem dois altifalantes para o Dolby Atmos, dois tweeters e mais cinco altifalantes para o som surround. Estão disponíveis dois subwoofers opcionais, um com 300 W por cerca de 700 euros e um com 200 W por 500 euros. Se quiser, pode adicionar mais duas colunas sem fios para completar o efeito envolvente do som. Estas colunas vão custar 500 euros.

A A7000 pode calibrar-se automaticamente à acústica da sala onde está instalada através de um microfone que está instalado no comando à distância. Esta barra de som suporta 360 Reality Audio, hi-res audio e é compatível Amazon Alexa, Google Assistant, Chromecast, Spotify Connect e Apple AirPlay 2.

O sistema de som HT-A9 tem quatro colunas sem fios e uma pequena caixa de controlo que tem sensivelmente as mesmas dimensões de um dispositivo Apple TV. Segundo a Sony, as colunas podem ser instaladas em qualquer ponto de uma sala e depois o sistema automático de optimização do campo sonoro usa o seu posicionamento para ajustar o desempenho do som.

A unidade de controlo tem apenas uma entrada HDMI e uma entrada RJ-45 para a ligação a uma rede com fios e uma entrada auxiliar que permite usar televisores Sony compatíveis como colunas centrais.

Cada uma das colunas necessita da sua própria tomada, por isso, este sistema só pode ser usado em salas que disponibilizem um total de cinco tomadas (contando com a que é necessária para ligar a unidade de controlo).

Com este kit, a Sony apresentou uma tecnologia chamada ‘360 Spatial Sound Mapping Technology’ que permite criar até 12 colunas ‘fantasma’ a partir de apenas quatro colunas reais, só através da sintetização de ondas sonoras baseadas na informação de posicionamento. O HT-A9 vai estar disponível a partir de Setembro por 1800 euros.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version