Robô da NASA prepara-se para recolher amostras em Marte

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 3 min
Foto NASA - Unsplash

Representantes da NASA e do JPL imediatamente após a chegada bem-sucedida do rover a Marte deram uma entrevista colectiva e, em seguida, compartilharam informações adicionais – sobre o futuro destino do rover. “Sete minutos de horror” não assustou ninguém, mas agora começa a parte mais interessante – a exploração do Planeta Vermelho.

Sabemos onde o veículo espacial está, mas queremos ver o que o cerca com nossos próprios olhos. Agora, uma breve pausa para podermos falar sobre a 22Bet Portugal, o melhor site de apostas desportivas do mundo. Continue a ler a seguir o artigo.

Onde estão as provas?

Estamos falando de vídeos e fotos do pouso. O vídeo será com som, já que o rover está equipado com vários microfones ao mesmo tempo, ao contrário dos rovers anteriores. Rover fez um vídeo e tirou algumas fotos com câmaras de alta definição, e agora esse conteúdo, bastante “pesado”, precisa ser enviado para a Terra.

O processo levará vários dias, e o satélite Mars Odyssey será usado como um repetidor. Quando estiver na faixa de visibilidade do rádio, parte dos dados será redireccionada para ele, seguido pela volta de outro satélite, Mars Trace Gas. Este último será capaz de transmitir mais dados recebidos do rover para a Terra. Em geral, tudo isso é suficiente para que a Terra receba todo o conteúdo até segunda-feira.

Aliás, as primeiras fotos foram tiradas com câmaras, cujas lentes são cobertas por capas de protecção transparentes. Essas tampas serão removidas em breve e as imagens ficarão mais claras. Vale destacar que as primeiras fotos foram feitas com câmaras de navegação de baixa resolução, a artilharia pesada não entrou em acção na aterragem.

Nos próximos dois dias, a antena rover direccional e praticamente todos os outros equipamentos serão implantados e preparados para operação.

Quanto à localização do rover, ele afundou à superfície a apenas 1,7 km do ponto calculado, o que é um resultado quase ideal. A imagem abaixo mostra as diferenças de elevação na região onde o rover está localizado. As áreas azuis são terrenos planos fáceis de navegar e ideais para o lançamento de um rover. As regiões mais perigosas são marcadas em amarelo. Bem, as alturas estão marcadas em vermelho, que não valiam a pena descer e que devem ser evitadas agora para que o rover não vire.

O pouso automático e o sistema de navegação funcionaram perfeitamente. A perseverança está segura agora. É verdade que os cientistas não estão muito felizes com o fato de que há muita areia e poeira na região actual, então o rover está planejado para ser enviado para outro local o mais rápido possível.

Etiquetas:
Exit mobile version