O VideoProc é um programa completo para o processamento de vídeos e está em promoção

Tempo de leitura: 7 min
Introducing VideoProc

O VideoProc é um programa da Digiarty Software, que permite fazer praticamente todas as tarefas relacionadas com o processamento de vídeo. O programa está disponível numa versão gratuita, com limitações, e numa versão paga que permite aceder a todas as funcionalidades, actualizações e apoio técnico. Se optar por esta última, a Digiarty está a fazer uma promoção de verão, que permite adquirir este programa com um desconto de 60%.

O VideoProc tira partido do processador gráfico do computador (GPU) e não só do processador, por isso consegue completar esse processamento mais rapidamente.

Em termos de compatibilidade, o VideoProc aceita quase todos os formatos de vídeo usados hoje em dia, dos vídeos com resolução 8K, ao vídeo SD. Passando pelos vídeos gravados em câmaras GoPro, drones DJI, iPhone, smartphones. Se quiser também pode usar o VideoProc para passar DVD para o computador e assim poder fazer streaming para o telemóvel ou para um computador que não tenha leitor óptico. Se já tiver os DVD gravados num disco sob a forma de imagens ISO, também são aceites.

O VideoProc consegue tirar partido da aceleração por hardware proporcionada pelos GPU Nvidia, Intel e AMD para codificar os vídeos em tarefas de conversão entre formatos ou de redimensionamento de ficheiros de vídeo. Assim não está completamente dependente da velocidade do processador principal do computador.

As câmaras GoPro, os drones e os smartphones actuais são praticamente todos capazes de gravar vídeo em resolução 4K, mas, como é de esperar, geram ficheiros enormes. Por exemplo, um minuto de vídeo de alta qualidade a 4K a 30 frames por segundo ocupa cerca de 350 MB.

Muitas vezes estes ficheiros, muito pesados, não conseguem ser lidos por alguns dispositivos e mesmo editados por vários programas. Já para não falar das limitações no tamanho dos ficheiros impostas por alguns serviços de alojamento de vídeos, ou para os enviar por email.

Por isso há que convertê-los ou editá-los. Esta é uma das especialidades do VideoProc, vejamos como se faz:

Opções para redimensionar um vídeo 4K sem perder qualidade

O ecrã de redimensionamento e optimização de vídeos.

Pode converter um vídeo 4K para MP4 ou HEVC e assim reduzir o espaço ocupado pelo vídeo. Seguindo este método conseguimos reduzir um ficheiro com 7 GB para apenas 1.

Cortar o vídeo em várias secções de forma a não ter um ficheiro muito grande.

Reenquadrar vídeos automaticamente para 16:9 e assim remover partes de a imagem que não interessam.

Ajustar os parâmetros do ficheiro de vídeo, como o bit rate (taxa de bits), velocidade, resolução e mais.

Editar e optimizar um vídeo

O ecrã de edição de vídeo.

O VideoProc tem um conjunto de ferramentas completo para processar vídeo gravado por vários dispositivos, de drones DJI a smartphones, com muita facilidade. Com este programa consegue fazer edições básicas, como juntar vários clipes de vídeo, rodar a imagem, ajustar o volume e o delay, alterar a velocidade de reprodução, converter vídeos para GIF animados (para depois usar nas redes sociais, como o Facebook, Twitter ou Instagram), adicionar legendas e colocar uma marca de água nas imagens. Pode ainda adicionar efeitos aos vídeos e tirar capturas de ecrã.

Como já mencionámos, o VideoProc pode ler discos DVD e ficheiros ISO para convertê-los em formatos de vídeo que depois podem ser utilizados pelos leitores de media de tablets e smartphones.

 

Converter vídeo

O ecrã do módulo de conversão de vídeo. Na parte inferior pode escolher o dispositivo alvo da conversão.

O VideoProc tem incluído mais de 370 CODEC de vídeo e áudio diferentes. Isto permite a conversão quase universal de um formato de ficheiro para qualquer outro. Pode, por exemplo, pegar num MP4 e passá-lo para MKV, ou num MKV e passá-lo para um MOV. Tudo com apenas alguns cliques do rato. Se não quiser estar a mexer em resoluções, bit rates e outras coisas que tais, pode escolher de entre os perfis de dispositivos incluídos e assim ficar coma certeza de que o ficheiro convertido vai funcionar no seu dispositivo de destino. Se tiver um vídeo grava num smartphone Android, pode convertê-lo facilmente para poder ser lido num dispositivo iOS.

Quer descarregar vídeos para o seu computador para os poder ver sempre que não tenha acesso à Internet?

O ecrã de download de vídeos.

Basta usar o módulo de download para descarregar um vídeo de um serviço online e guardá-lo no computador. O VideoProc é compatível com centenas de serviços de alojamento vídeo, do Youtube ao Facebook e permite descarregar os vídeos com os vários níveis de qualidade que estiverem disponíveis no serviço de alojamento.

Gravações

O Videoproc permite capturar o ecrã completo, ou apenas uma parte. Também pode fazer gravações a partir de uma webcam.Con

O VideoProc também grava vídeo tanto a partir da sua webcam, como a partir do ecrã do computador para captar tudo o que fizer no ecrã, por exemplo para fazer vídeos de formação sobre o seu programa predilecto. Neste último caso, pode optar por gravar o ecrã completo ou parte.

Etiquetas:
Exit mobile version