O “ecrã azul” de erro do Windows 11 vai passar a ser preto

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

O histórico ecrã azul do Windows, lançado originalmente com a versão Windows 3.0, tem sido a solução encontrada pela Microsoft para permitir que profissionais do meio consigam, através das mensagens de erro geradas, identificar a causa que levou ao bloqueio do sistema. A última grande alteração do ecrã azul ocorreu com o lançamento do Windows 8, onde a Microsoft adicionou um “smile” triste, como que a pedir desculpas pelo sucedido, e os códigos QR em 2016.

Com a chegada do Windows 11, a Microsoft está a considerar alterar o famoso BSOD (Blue Screen of Death) para um ecrã preto, combinando assim com o novo logo e o ecrã de encerrar sessão. Porém, esta “funcionalidade”, embora já esteja disponível com a versão do novo sistema operativo disponibilizada esta semana para parceiros e programadores, a mesma não se encontra activada, sendo necessário proceder a uma ligeira alteração no registo do sistema.

Se já tiver o Windows 11 no seu PC, e quiser “experimentar” o novo BSOD, deverá abrir o regedit (registo do Windows), e navegar até HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\CrashControl e alterar o valor (Value data) do DisplayPreReleaseColor para 0. Honestamente, esperemos que nunca precise de conhecer o novo BSOD…

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version