Microsoft coloca Windows na nuvem com o Windows 365

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft apresentou o seu novo serviço na cloud, designado de Windows 365, que permitirá que utilizadores empresariais possam aceder ao seu computador pessoal na nuvem (Cloud PC), a partir de vários tipos de dispositivos. A Microsoft tem estado a desenvolver este serviço ao longo dos últimos, tendo a situação da pandemia acelerado o seu desenvolvimento, bem como o seu lançamento, que está previsto para o próximo dia 2 de Agosto.

Através do Windows 365, empresas podem criar diferentes Cloud PC para cada utilizador com características distintas, como a quantidade de memória RAM, capacidade de armazenamento e o número de núcleos disponíveis no seu PC virtual, permitindo assim ajustar cada Cloud PC ao seu utilizador, e às suas tarefas.

Esta solução será perfeita para trabalhadores que estejam a trabalhar num regime híbrido ou em teletrabalho, pois permite assim garantir que têm acesso ao seu posto de trabalho e a todas as aplicações e ferramentas necessárias para o dia-a-dia, garantindo ao mesmo tempo toda a segurança no acesso aos dados da máquina como obteriam num PC instalado na infra-estrutura da empresa.

A Microsoft irá disponibilizar duas versões distintas, o Windows 365 Business e Windows 365 Enterprise, em que ambas estão assentes na plataforma Azure Virtual Desktop, e com configurações que começam num sistema com CPU de um só núcleo, 2GB de RAM e 64GB de armazenamento, até um CPU de oito núcleos, 32GB de RAM e 512GB de armazenamento. Ao todo serão disponibilizadas 12 combinações de configurações, com a possibilidade de poder alterar à medida das suas necessidades.

Para aceder ao mesmo, tal como foi dito, basta a utilização da aplicação Remote Desktop ou de um browser moderno, podendo para tal utilizar um computador Windows, MacOS e Linux, bem como em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones iOS e Android. Com um arranque quase imediato, poderá inclusive alternar dispositivos sem perder o trabalho, já que este está a ser realizado no PC virtual na nuvem. Saiba mais em www.microsoft.com/pt-pt/windows-365

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version