Esta imagem de Super Mário composta por 100000 peças de dominó foi feita por um robô

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
World Record Domino Robot (100k dominoes in 24hrs)

Quanto tempo é necessário para depositar 100000 peças de dominó para formar uma imagem? De acordo com o youtuber Mark Rober, um grupo de sete pessoas com experiência, demora uma semana a fazê-lo. Rober conseguiu encurtar o tempo necessário para 24 horas e ainda o fez com uma imagem tirada do jogo Super Mário Bros. da Nintendo.

O robô chama-se ‘Dominator’, e consegue depositar 300 peças de dominó de uma vez. O robô ‘Dominator’ é carregado com ajuda de um braço robô Kuka e de uma máquina que ordena as peças, que usa quase 5 Km de pistas para carros Hot Wheels.

Mark Rober é um engenheiro que trabalhou para a NASA e para a Apple, que agora faz vídeos sobre ciência e vários projectos para o seu canal de Youtube, que já tem mais de 19 milhões de subscritores.

O robô foi desenhado e construído por Rober, com a ajuda de dois estudantes da universidade de Stanford e de Alex Baucom, um engenheiro de software californiano. Este projecto demorou 5 anos a concretizar.

Para construir e fazer funcionar correctamente o ‘Dominator’ e a máquina de carregamento das peças, foi necessário imprimir mais de 2400 peças em 3D e escrever mais de 14000 linhas de código.

Se quiser replicar a experiência, os detalhes da construção podem ser vistos no site de Alex Baucom e todo o software de controlo está disponível no Github.

Depois de formada a imagem do ecrã do jogo Super Mario Bros. em peças de dominó, tudo foi destruído com recurso uma carapaça de tartaruga verde, montada numa pista de Hot Wheels, que solta uns tubos que rolam e deitam abaixo a primeira fila de peças.

Se quiser experimentar uma versão mais modesta da máquina de dominós de Rober, encontra aqui um kit que inclui todas as peças para o construir.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version