Huawei Freebuds 4

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 7 min

Os FreeBuds 4 da Huawei são a oferta de auscultadores ‘true wireless’ da marca chinesa para a gama média. Tal como os FreeBuds 4i e os FreeBuds Pro, estes auscultadores incluem uma funcionalidade de cancelamento activo de ruído, que tem como o objectivo eliminar os ruídos exteriores que possam interferir com o som que os auscultadores estão a reproduzir.

Ao contrário de outros modelos da Huawei, os FreeBuds 4 não usam peças de silicone para adaptar os auscultadores aos ouvidos. Em vez disso, a parte onde estão os altifalantes é colocada directamente no ouvido, como acontece com alguns modelos de auscultadores da Apple.

Segundo a Huawei, estes auscultadores têm um novo sistema de cancelamento de ruído adaptativo, que ajusta o efeito ao tamanho e forma dos ouvidos do utilizador.

Design

Ao contrário dos auscultadores com peças de silicone (ou outro material), para os adaptar à forma do canal auditivo, os Freebuds 4 têm de estar bem posicionados nas orelhas para que fiquem bem seguros. A não utilização destas peças também faz com que os auscultadores sejam bastante confortáveis de usar durante longos períodos de tempo.

No entanto, o conforto acrescido limita bastante a eficácia do sistema de cancelamento de ruído, visto que este design deixa entrar parte do ruído ambiente. Mesmo quando os auscultadores estão bem encaixados nas orelhas.

No geral, os FreeBuds 4 são muito parecidos com os FreeBuds 3. A diferença mais significativa está no estojo de transporte e carregamento, que é mais pequeno e mais leve. Os auscultadores são pouco mais de um milímetro mais curtos, mas, de resto, são iguais aos do modelo anterior.

Som e cancelamento de ruído

Se não se usam peças de silicone para ajustar os auscultadores aos ouvidos, parte do som escapa-se, por isso tem de se aumentar um pouco o volume de reprodução. E o diferencial não é pouco, quando se usam auscultadores com isolamento, o som é claro a partir dos 25% do volume, nestes tem de se usar um volume de pelo menos 70%, para se conseguir um som com clareza semelhante.

Estes auscultadores funcionam muito bem em locais mais ou menos silenciosos, mas quando se muda para locais mais barulhentos, nota-se bastante a falta de isolamento.

No que respeita à qualidade do som, a reprodução dos tons mais graves sofre um pouco pela utilização deste design. Isto é devido à falta de contacto de parte dos auscultadores com o ouvido.

Por outro lado, se for dos que não gosta de ouvir música com os graves muito realçados, estes auscultadores são bons para si. Como os graves não são muito poderosos, as vozes e os tons mais agudos aparecem mais definidos.

Não quero dizer com isto que o som dos FreeBuds 4 é mau. Se aceitar as limitações das opções que a Huawei escolheu quando os desenhou, estes auscultadores soam bastante bem.

Segundo a Huawei, o sistema de cancelamento do ruído activo foi melhorado nos FreeBuds 4, quando comparado com o do modelo anterior. Isso até pode ser verdade, mas durante o tempo que os usei, não consegui perceber a diferença. O mais preocupante é que, muitas vezes, nem notei que existia um sistema de cancelamento de ruído a funcionar.

Bateria

Os FreeBuds 4 têm uma vida de bateria entre carregamentos anunciada de 4 horas com a funcionalidade de cancelamento de ruído desligada. Se o ligar, a vida da bateria passa para 2 horas e meia. Considerando que o cancelamento de ruído quase não se nota, é preferível deixá-lo desligado.

A bateria do estojo, consegue trazer mais 22 horas (sempre com o cancelamento de ruído desligado). Isto quer dizer que, dependendo do seu padrão de utilização, pode só ter de carregar a bateria do estojo uma ou duas vezes por semana.

O carregamento completo dos auscultadores quando estão no estojo demora cerca de uma hora. Este é mais ou menos o mesmo tempo que demora a carregar a bateria do estojo. O carregamento da bateria do estojo é feito através do cabo USB Type-C fornecido.

Por mais 20 euros está disponível uma versão exactamente igual, mas com a possibilidade de carregamento por indução. Esta versão só pode ser comprada através da loja online da Huawei.

Hoje em dia, 4 horas entre carregamentos não é nada de especial, outros modelos da Huawei oferecem bastante mais.

Funcionalidades

Os Huawei FreeBuds 4 usam uma ligação Bluetooth 5.2 e suportam várias ligações simultâneas. Isto quer dizer que pode tê-los ligados a um smartphone e a um computador ao mesmo tempo, o que é bastante prático quando está a usá-los num computador e precisa de atender uma chamada.

Tal como nos outros modelos da Huawei, a aplicação AI Life serve para configurar os auscultadores e verificar a bateria. Esta aplicação também tem uma funcionalidade de localização dos auscultadores que toca uma música com o volume no máximo, para ajudar o utilizador a encontrá-los.

Outras funcionalidades incluem controlos por toque e detectam quando estão nos ouvidos que coloca a música que estiver a ouvir em pausa se os retirar. No entanto, esta última funcionalidade só funciona com smartphones e não com computadores.


Distribuidor: Huawei

Preço: €169,99 (€189,99 versão com carregamento sem fios)

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version