Desempenho dos futuros Intel Core “Alder Lake-P” abaixo do esperado

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Segundo dados revelados por um utilizador no Twitter, o desempenho dos futuros processadores Intel Core de 12ª geração para computadores portáteis, designados de Alder Lake-P, poderá ser inferior ao esperado. Foram realizados alguns testes em aplicações como o GeekBench 5 e o UserBenchmark, com dois equipamentos HP equipados já com os novos processadores Intel, bem como as novas memórias DDR5 a 4800 MHz, embora o modelo dos processadores nunca tenha sido identificado.

Para o modelo de topo, que utilizará uma arquitectura híbrida com uma estrutura de 6 núcleos Golden Cove com Hyper-Threading e 8 núcleos Gracemont, para um total de 20 threads e 24 MB de cache L3, este equipamento obteve 1258 pontos no teste Single Core e 6831 pontos no teste Multi Core. Em termos de comparação, um equipamento similar (embora com memória RAM DDR4) com processador AMD Ryzen 7 5800H consegue obter 1338 pontos e 7063 pontos, respectivamente.

Já o segundo equipamento utiliza um processador mais simples, equipado com um total de oito núcleos e 12 threads, o que deixa antever uma estrutura com dois núcleos Golden Cove com Hyper-Threading, e oito núcleos Gracemont. Este equipamento HP foi testado com o UserBenchmark, e obteve 160 pontos no teste Single Core e 773 pontos no teste Multi Core. Em comparação, um sistema similar equipado com um AMD Ryzen 7 5800H obtém 133 pontos e 898 pontos, respectivamente.

Curiosamente, neste último exemplo, o PC equipado com o processador Intel obteve um resultado 20% superior no teste Single Core, mas perde de forma significativa no segundo teste. Estes resultados foram obtidos utilizando o Windows 10 como sistema operativo, o que poderá revelar que o desempenho dos processadores Intel acabe por ser ligeiramente superior quando utilizados com o novo Windows 11, visto que aparentemente este vai estar optimizado para arquitecturas híbridas.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version