Bose Sleepbuds 2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Há cerca de três anos fiz a review à primeira versão dos Sleepbuds, os auscultadores para ajudar a dormir da Bose, que começaram sob a forma de um projecto de crowdfunding que conseguiu atingir os objectivos de financiamento e, por isso, conseguiu chegar à fase de produção e de comercialização.

Os Sleepbuds originais foram pioneiros neste tipo de hardware e como tal, tinham alguns problemas, nomeadamente relacionados com o carregamento, fiabilidade da bateria e ligação Bluetooth. Estes problemas levaram a Bose a retirá-los do mercado algum tempo depois do lançamento.

Agora chegam os Sleepbuds 2, que trazem uma bateria mais fiável, um sistema de fixação melhor no estojo, para garantir um carregamento correcto, e ligação mais estável.

O que são os Sleepbuds?

Os Sleepbuds são pequenos auscultadores, que têm como objectivo ajudar o utilizador a adormecer. Isto é conseguido através do bloqueio dos ruídos exteriores (os Sleepbuds não têm uma funcionalidade de cancelamento activo de ruído) e através da reprodução de vários sons mais ou menos repetitivos, como água a correr, vento ou o favorito de quase todos: chuva a cair.

Design

Por fora, os Sleepbuds 2 são praticamente iguais ao primeiro modelo, pesam apenas 2 gramas e são suficientemente pequenos para não ficarem de fora das orelhas, isto permite dormir de lado sem os sentir.

Estes auscultadores empregam o mesmo sistema de fixação dos auscultadores in-ear da Bose, com uma ponta em silicone que tem uma pequena “asa”, que fica encostada no pavilhão auditivo e mantém sempre os auscultadores no sítio. Na caixa, encontra também mais dois pares de pontas, para que os auscultadores se consigam ajustar à maioria das orelhas.

O estojo de carregamento é dos mais bem desenhados que vi até hoje. É um objecto redondo, em metal e tem uma tampa que desliza para apresentar os auscultadores e um conjunto de LED que mostram o nível de carga da bateria do estojo e dos auscultadores. Ao contrário da primeira versão, o estojo tem agora ímanes para fixar os auscultadores enquanto estão a carregar, isto assegura que o carregamento está mesmo a acontecer. O carregamento da bateria do estojo é feito através de uma ligação USB Type-C.

A bateria dos auscultadores dura 10 horas com uma carga completa e demora 6 horas a carregar. A bateria do estojo demora 6 horas a carregar.

Configuração

A alma destes auscultadores é a aplicação Bose Sleep, que está disponível gratuitamente para Android e para iOS. Através desta aplicação, o utilizador pode emparelhar o dispositivo e escolher o som que pretende que o embale para adormecer.

Os Sleepbuds e os Sleepbuds 2 não são auscultadores tradicionais, ou seja: não é possível usá-los para ouvir música ou podcasts. Os únicos sons que reproduz são os que estão na aplicação, que foram pensados para ajudar a dormir.

Ao contrário do que acontecia com a primeira versão dos Sleepbuds, nesta, os sons podem ser transferidos para os auscultadores. As transferências são relativamente rápidas, mas se quiser usar um som diferente em cada noite, terá de o passar para os auscultadores antes de se deitar. As transferências são automáticas, basta escolher o som pretendido na app e ele é passado para os auscultadores, substituindo o que já lá estava. Este é o modo ‘Phone-Free’, que também inibe os alarmes do smartphone, sejam chamadas ou despertadores.

Está disponível também o modo ‘Call Alerts’ que passa para os auscultadores os alertas e despertadores gerados pelo smartphone.

A versão 2 dos Sleepbuds traz mais sons, que estão divididos por três secções: ‘Noise Masking’, que, como o nome indica, são sons pensados para mascarar o ruído ambiente. ‘Tranquilities’, sons relaxantes. ‘Naturescapes’, sons naturais calmantes.

Utilização

Os Sleepbuds funcionam? Esta é a questão dos €269,95 (o preço dos Sleepbuds 2). Sim. A principal dificuldade que tive foi encontrar um volume equilibrado entre a redução do ruído exterior e que não seja suficientemente alto ao ponto de não deixar dormir.

Depois desta dificuldade inicial, os Sleepbuds conseguem efectivamente “afogar” os ruídos externos ao ponto de deixarem de ser perceptíveis. Os sons são agradáveis, gostei particularmente dos que estão na secção ‘Traquilities’.

A bateria dura 10 horas, o que é mais que suficiente, pelo menos no meu caso.


Distribuidor: ABC

Preço: €269,95


Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version