Bose QuietConfort Earbuds

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 8 min

Historicamente, a gama de auscultadores com cancelamento de ruído activo da Bose era composta apenas por dispositivos com design over-ear. Desta vez a empresa americana experimentou lançar-se na aventura de criar uns auscultadores in-ear true wireless com um sistema de cancelamento de ruído, os QuietConfort Earbuds.

Design

No passado, a Bose já tinha lançado auscultadores in-ear e também auscultadores true wireless, mas esta é a primeira vez que combina estes dois tipos. Isto quer dizer que a quantidade de tecnologia que tem de ser integrada nos QuietConfort Earbuds é muito grande, o que levou à criação de uns auscultadores que têm um aspecto algo volumoso.

No entanto, os auscultadores não ficam muito fora das orelhas, ainda assim são um pouco maiores que os da concorrência. O corpo dos auscultadores é curvo, o que os ajuda a passar mais despercebidos quando estão a ser usados.

A unidade que ABC nos enviou é a versão preta, mas estes auscultadores também estão disponíveis em branco. O acabamento é excelente com superfícies suaves que guiam os dedos para os comandos tácteis.

Uma das coisas que gostei mais nestes auscultadores foi a textura e a forma das pontas de silicone que seguram os QuietConfort Earbuds aos ouvidos. Para os pôr nas orelhas, basta inserir um pouco no canal auditivo e rodar para fixar a pequena “asa” que elas têm num dos lados. Os auscultadores ficam logo na posição correcta e com um nível de isolamento muito bom. Estes pontas são a primeira barreira ao som ambiente e, por isso, é imperativo que fiquem justas ao canal auditivo para que a experiência sonora seja a melhor possível.

No que toca ao conforto, estas pontas oferecem um compromisso quase perfeito entre o isolamento e o conforto de utilização durante longos períodos de tempo. Na caixa estão mais dois pares destas pontas de silicone, para garantir que os QuietConfort Earbuds servem na maioria dos ouvidos.

 

Apesar de serem maiores que os modelos de outros fabricantes, não são muito pesados, o que contribui ainda mais para o conforto de utilização.

Estojo de carregamento e transporte

O estojo de carregamento e transporte é um objecto algo grande. Ao contrário de outros, a tampa tem um fecho para evitar que se abra acidentalmente. Por baixo do fecho estão cinco LED que indicam a capacidade da bateria. Dentro, está o botão que inicia o processo de emparelhamento. O carregamento da bateria do estojo pode ser feito através de um cabo USB Type-C ou sem fios, por indução.

Bateria

Segundo a Bose, uma carga de bateria completa permite seis horas de utilização. O estojo permite carregar os auscultadores mais duas vezes, o que perfaz um total de 18 horas de utilização. Se carregar os auscultadores durante 15 minutos, no estojo, fica bateria para 2 horas.

Configuração

Antes de usar os QuietConfort Earbuds pela primeira vez convém instalar antes a aplicação Bose Music, que está disponível gratuitamente para iOS e Android. Se já tem auscultadores da Bose que usem outras aplicações de controlo terá de instalar mais uma. Isto é uma daquelas coisas que desfiam qualquer explicação, uma marca que fabrica auscultadores e colunas que tem, pelo menos, 7 apps que fazem todas mais ou menos a mesma coisa: configurar e controlar os vários modelos que fabrica, em vez ter só uma ou 2 que façam tudo.

Adiante, depois da app instalada e configurada com uma conta, basta abrir a tampa do estojo para emparelhar os QuietConfort Earbuds com o dispositivo.

A app permite configurar algumas funcionalidades e controlos, com base no padrão de utilização.

Uma das funcionalidades que podem ser configuradas é o que os auscultadores fazem quando se toca neles. Por defeito, o sensor de toque do auscultador direito permite aceder ao assistente por voz e gerir chamadas. No auscultador da esquerda serve para controlar a reprodução de música e o volume.

A aplicação inclui ainda um controlo para a intensidade do funcionamento do sistema de cancelamento activo de ruído. Este controlo permite ao utilizador definir intensidades de cancelamento de ruído favoritas para aceder rapidamente.

De uma forma simplista, as funcionalidades de cancelamento de ruído activo usam microfones para captar o ruído ambiente, essa informação é passada a um chip que a processa e gera uma onda sonora inversa, com a mesma intensidade. O som dessa onda é depois misturado no som que está a ser reproduzido pelos altifalantes dos auscultadores, anulando assim o ruído ambiente. Estes sistemas funcionam bastante bem em ambientes em que o ruído ambiente é mais ou menos rítmico, como acontece em carros, comboios ou aviões.

Estes sistemas não são tão eficazes em ambientes em que o ruído é mais imprevisível, como por exemplo em sítios com muita gente a falar ao mesmo tempo. É por esta razão que os auscultadores com funcionalidades de cancelamento de ruído activo, têm de estar bem ajustados aos ouvidos.

Uma funcionalidade interessante dos QuietConfort Earbuds é desligarem automaticamente o sistema de cancelamento de ruído no auscultador esquerdo quando detectam que alguém está a falar com o utilizador.

Qualidade do som

Como sempre, usei a playlist ‘Songs to test headphones with’ do Spotify, que contém vários temas musicais que fazem com que os auscultadores tentem reproduzir uma vasta gama de frequências para conseguir perceber a forma como funcionam.

Como é tradição nos produtos da Bose, os graves são potentes, mas não afogam o resto do som que está a ser reproduzido. Os QuietConfort Earbuds tiveram, porém, alguma dificuldade em reproduzir os sons médios com nitidez. Os agudos são reproduzidos como deve ser.

Tentei alterar a intensidade do cancelamento de ruído, porque suspeitei que pudesse ser a razão para as dificuldades. No valor mínimo melhorou um pouco, mas ainda assim, algo não funciona como deve ser. Mudei o dispositivo usado para reproduzir a playlist, mas o problema manteve-se.

Não quero dizer com isto que o som é mau. Longe de mim. É apenas uma aparente falta de nitidez nas frequências mais no meio do espectro. Pode ser até uma questão minha, por estar a fazer várias reviews de auscultadores em sequência.

O sistema de cancelamento de ruído funciona como deve ser e consegue remover facilmente o ruído ambiente, que quase não se nota enquanto se reproduz qualquer tema. A possibilidade de se alterar manualmente a intensidade do efeito é bem-vinda.


Distribuidor: ABC

Preço: €279,95

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version