Windows 11 já é oficial. Vai ser gratuito e traz aplicações Android

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A Microsoft anunciou oficialmente hoje o Windows 11 e confirmou as informações que desde há alguns dias andam a circular pela Internet, depois de um versão de teste em formato ISO ter surgido online. Mesmo assim, houve novidades e algumas bastante interessantes.

O Windows 11 terá um novo menu Iniciar (Start) central, muito semelhante ao do Windows 10X, uma versão do Windows mais leve e que estava a ser desenvolvida especialmente para dispositivos com dois ecrãs. Não foi só o menu principal o único elemento gráfico que a Microsoft foi buscar ao 10X, há também as janelas com cantos arredondados e os ícones, mais coloridos e animados.

Nova interface

O novo menu Iniciar deixa de ter a as Live Tiles, que apareceram originalmente no Windows 8 e usa uma interface parecida com a que se encontra no ChromeOS e no Android. Estão presentes aplicações, documentos e uma interface de busca separada. É inegável a inspiração noutros sistemas operativos, como o macOS. Tal como já acontece com o Windows 10, o Windows 11 também irá ter um modo escuro que foi redesenhado para ter melhor aspecto.

Uma novidade são os ‘snap layouts’, que permite ajustar as aplicações em vários modos que o Windows 11 suporta. A nova versão do Windows também se vai lembrar onde é que as aplicações estão, graças à funcionalidade ‘Snap Group’. Esta funcionalidade permite ao sistema recordar-se em que ecrã está uma aplicação, quando usa dois ou mais ecrãs simultaneamente, ou um computador portátil ligado a um ecrã externo’ e abre-a sempre no mesmo local.

As actualizações do Windows 11 vão ser 40% mais pequenas e serão feitas em segundo plano, o que quer dizer que, em princípio, o Windows vai deixar de interromper o trabalho quando for necessário fazer uma actualização.

Uma outra novidade são os Windows Widgets. Trata-se de feed personalizado que emprega Inteligência Artificial para escolher os conteúdos que mais se apropriam às preferências e modo de vida do utilizador. Estes widgets deslizam a partir do lado esquerdo do ecrã, mas o utilizador pode ocupar o ecrã todo com eles. Os widgets que vêm com o Windows, incluem um feed noticioso, meteorologia e mapas.

A acompanhar estes widgets, a Microsoft vai novos gestos para quem usa dispositivos com ecrã táctil que são exactamente iguais aos que se costumas fazer quando se usa uma trackpad num portátil. Ainda para quem quiser usar o Windows 11 num dispositivo com ecrã táctil, mas com uma caneta, o novo sistema irá ter feedback háptico.

Teams integram o Windows

A Microsoft vai integrar a aplicação de teleconferência Teams directamente no Windows 11, tanto nas versões de consumo, como nas empresariais. O Teams vai começar a morar na barra de tarefas, o que permite aos utilizadores usarem directamente esta aplicação sem terem de aceder ao menu. Isto quer dizer que a Microsoft está em vias de reformar o Skype, que vinha incluído no Windows 10.

Nova aplicação Xbox

No que respeita a jogos, o Windows 11 irá inclui uma nova aplicação Xbox que irá incluir o serviço de subscrição Xbox Game Pass e o serviço de jogos via streaming xCloud. Outras novidades incluem a funcionalidade Auto HDR (já usada nas consolas Xbox Series X e S), que melhora a reprodução de cores em ecrãs compatíveis e também a funcionalidade DirectStorage (também usada nas novas consolas da Microsoft) que utiliza o poder de processamento da placa gráfica para acelerar o carregamento de dados em jogos. Tal como acontece nas consolas, esta funcionalidade funcionará apenas em sistemas com drives SSD M.2 NVMe.

Android chega ao Windows

Com o Windows 11, a nova aplicação da loja vai permitir descarregar aplicações Android e descarregá-las directamente através da loja de aplicações da Amazon. A execução das aplicações Android será possibilitada através da tecnologia Intel Bridge.

Disponibilidade

O Windows 11 chega no final de 2021 e será uma actualização gratuita para PC (o programa de actualizações continua em 2022) com Windows 10 e será também incluído em dispositivos novos. Para verificar se o seu PC pode receber esta actualização gratuita pode aceder ao site do Windows e descarregar a aplicação PC Health Check. Na próxima semana, a Microsoft vai começar a disponibilizar uma versão de testes oficial através do programa Windows Insider.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version