OneDrive vai ser uma Progressive Web App

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

As Progressive Web Apps podem vir a ganhar uma maior importância na loja de aplicações do Windows e. por isso, a Microsoft está a actualizar os seus serviços web com funcionalidades de Progressive Web Apps, como o suporte para o funcionamento offline e notificações. Contudo, neste momento, muitos dos sites e serviços da Microsoft ainda não são verdadeiras PWA.

A PWA do OneDrive vai deixar de ter a barra de endereço no topo da página e não existirão quaisquer separadores, o que quer dizer que o aspecto será semelhante ao de uma aplicação nativa. O roadmap da Microsoft mostra que a PWA do OneDrive poderá ser usada através dos browsers mais populares, como o Microsoft Edge, Chrome e Firefox.

De acordo com a Microsoft, “depois de instalar a versão web do OneDrive sob a forma de uma Progressive Web App, pode activá-la a partir do ambiente de trabalho e ela funcionará da mesma forma que no seu browser”.

A Microsoft planeia lançar a versão PWA do OneDrive no início de Julho.

Em teoria, a PWA do OneDrive também pode ser instalada em dispositivos móveis, mas segundo a Microsoft, a web app foi optimizada apenas para Windows 10 e macOS. Isto sugere que a experiência de utilização da PWA em dispositivos móveis não será tão boa quanto a da aplicação móvel do OneDrive.

Quando o OneDrive for actualizado com funcionalidades PWA irá aparecer um novo ícone na barra de endereço do browser acompanhado de um pedido para instalar a aplicação.

A Microsoft também está a trabalhar em versões PWA do Microsoft Teams e do Outlook para Windows e outras plataformas.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version