Noctua lança novo NH-P1, o seu primeiro dissipador totalmente passivo

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Durante a Computex em 2019, tivemos oportunidade de conhecer uma versão experimental do novo NH-P1, o primeiro dissipador totalmente passivo da Noctua, que chega agora ao mercado.

Este dissipador é gigantesco, e pesa quase 1.2 kg, o que exige a utilização de um sistema de retenção muito específico, o SecuFirm2+, exclusivo da Noctua, e que é compatível com praticamente todos os encaixes existentes no mercado, incluindo sistemas AMD AM4 e Intel LGA-1151 e LGA-1200, entre outros.

Este dissipador é constituído por uma base em cobre (com acabamento em níquel) e seis heat-pipes, que conduzem o calor produzido pelo processador para umas gigantescas 13 lâminas em alumínio, com uma espessura e espaçamento específico para garantir uma dissipação de calor eficaz, sem precisar de recorrer a ventoinhas, embora a Noctua tenha desenvolvido uma ventoinha silenciosa (12,1 dBA de ruído máximo), a NF-A12x25 LS-PWM, para sistemas mais exigentes.

O formato do dissipador é específico para acomodar praticamente todas as memórias RAM existentes no mercado em termos de altura, bem como evitar obstruir o primeiro encaixe PCIe das motherboards modernas.

Para evitar potenciais problemas, a Noctua criou uma lista de processadores compatíveis com o NH-P1, onde é referido que modelos como um AMD Ryzen 9 3950X são suportados (embora com ventoinha), e outros como o AMD Ryzen 9 3900XT não são. Este dissipador já se encontra à venda na loja oficial da Noctua na Amazon, por €109,90, e a ventoinha NF-A12x25 LS-PWM por €29,90.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version