PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Nada acontece mais por acaso
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > Nada acontece mais por acaso
O Que Vem à RedeOpinião

Nada acontece mais por acaso

Alexandre Gamela
Publicado em 6 de Junho, 2021
Tempo de leitura: 3 min
dole777/Unsplash

O que significa o Destino na era digital? Pensem: se o Destino é uma série de acasos diversos que levam a um resultado conclusivo, o que acontece quando a nossa vida é moldada por algoritmos cujo objectivo é criar uma serendipidade funcional, desenhada para nos predispor para uma atitude consumista?

- Publicidade -

Li num artigo que a petrolífera americana Exxon tem anúncios em redes sociais dirigidos a liberais, onde apregoam o seu esforço ecológico; e outros para conservadores, onde surgem como defensores dos combustíveis fósseis. Se vos parece contraditório, digo-vos que é apenas marketing básico: conhece o teu público alvo e adequa a tua mensagem aos seus interesses. Como os anúncios surgem nas timelines de utilizadores com um perfil específico, esta contradição não é apanhada pelo radar do senso comum, o que é algo cada vez mais raro por estes dias.

Os algoritmos definem quem vê o quê e, consequentemente, como vemos o mundo – individualmente e cada vez menos em conjunto. Criando funis – é um termo do marketing digital – para chegar aos utilizadores, a visão da realidade também é afunilada. O objetivo é gerar uma ação: comprar produto X, votar no candidato Y, criar medo Z (para que se empenhem mais nas ações X e Y). A fórmula é: mais (atenção + emoção = resultados).

Jaron Lanier, que trabalhou para a Google e Facebook, e autor do livro Ten Arguments for Deleting Your Social Media Accounts Right Now, disse que as redes foram desenhadas para «turn people into assholes». Uma ideia com que é difícil discordar.

O mundo digital, por ser matemático e criado por gente muito inteligente, aplica as regras da Teoria do Caos, mas sem os acasos. Nada é aleatório, mesmo que o pareça. Conduzem-nos como gado, dividido em grupos para uma gestão mais eficaz, mas empurrando-nos a todos para a mesma porta.

Os algoritmos oferecem vantagens enormes e riscos maiores: o fim da privacidade, da liberdade, do aleatório. Uma forma bovina de vida, sob um destino desenhado “só para nós”. O caos com uma causa, sem acasos.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:AlgoritmosdigitalFacebookGoogleMarketing DigitalOpiniãoredes sociais
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}