LG UltraGear 27GN950-B

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Até hoje, a escolha de um monitor rápido de gaming implicava escolher entre um painel rápido do tipo TN e um VA, embora estes tenham ângulos de visualização algo limitados. Com a chegada da tecnologia Nano IPS, a LG conseguiu transformar os ecrãs IPS em modelos indicados para jogar, com a vantagem de terem melhores ângulos de visualização e uma reprodução de cores mais realista.

Contudo, o principal problema dos painéis IPS continua a notar-se: o baixo contraste. A LG tenta minimizar o efeito ao aplicar um sistema de retroiluminação por zonas, embora essa iluminação seja feita pelas laterais, em vez de ser directamente no ecrã, o que acaba por gerar um resultado pouco agradável, especialmente se estiver a ver conteúdos em HDR, como filmes. Em jogos isto é praticamente imperceptível.

Onde este ecrã “brilha” é no elevado desempenho, ao reproduzir imagens em resolução 4K até 160 Hz, usando a função de overclock integrada – por defeito, a taxa de actualização do ecrã é de 144 Hz. A isto, junta-se o reduzido tempo de resposta de 1 ms, embora este último só ocorra quando activa o modo mais rápido no menu do monitor.

O que também contribui para o excelente desempenho deste monitor são as normas G-Sync e AMD FreeSync Premium Pro – este UltraGear é mesmo um dos primeiros monitores com esta última certificação.

Igualmente relevante é a versatilidade da base e do suporte, que permite ajustar o ecrã em inclinação e altura, bem como rodá-lo para o modo ‘pivot’. Atrás, encontra-se o original sistema de iluminação ambiente (Sphere Lighting 2.0) que permite sincronizar os efeitos de luz de acordo com a imagem (modo ‘Video Sync’) ou de acordo com o áudio (‘Sound Sync’), o que reforça visualmente o impacto do áudio, como uma explosão.

Na traseira encontram-se ainda as ligações, como as entradas HDMI 2.0, compatíveis com 4K a 60 Hz. Nesta altura, é estranho a LG não optar por entradas HDMI 2.1, que permitiriam usar este monitor com uma PS5 ou Xbox Series X, o que permitiria a reprodução de conteúdos 4K a 120 Hz.


Distribuidor: LG

Site: lg.com/pt

Preço: €899


Ficha Técnica

Ecrã: 27” nano IPS
Tempo de Resposta: 1 ms
Resolução Máxima: 3840 x 2160
Ligações: 2 x HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, USB-C, 4 x USB 3.0, jack 3.5 mm
Dimensões: 609,2 x 291,2 x 460,6 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version