Dyson lança aspirador com tecnologia laser de deteção de partículas de pó

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Dyson apresentou o seu novo aspirador Dyson V15 Detect, um modelo que se diferencia dos seus antecessores pela incorporação de um sistema de feixe de laser, que permite identificar as partículas de pó habitualmente invisíveis a olho nu, até um tamanho mínimo de 10 mícrones.

Este feixe de luz laser é gerado por um díodo verde integrado na escova Slim Fluffy, estando o mesmo posicionado num ângulo preciso de 1.5 graus a 7.3 mm do solo. A cor verde foi escolhida para criar um maior contraste, facilitando assim a fácil identificação das partículas de pó na superfície do solo.

Igualmente novidade neste aspirador Dyson, é a incorporação de um sensor piezoeléctrico, colocado à entrada do depósito, sendo este atingido pelas partículas quando as mesmas estão a ser aspiradas.

Através das vibrações causadas pelo embate das partículas, o sensor consegue determinar, até um máximo de 15.000 vezes por segundo, o tamanho e a quantidade de pó aspirada, revelando os resultados no ecrã do aspirador, para que o utilizador possa saber a quantidade e o tipo de partículas aspiradas.

Outra novidade, talvez a mais relevante para habituais utilizadores de aspiradores Dyson (e outros similares) é a tecnologia anti emaranhamento nas suas escovas, sendo esta tecnologia aplicada numa nova escova minimotorizada, e na escova High Torque.

A primeira utiliza uma escova em formato cónica anti emaranhamento, que devido ao seu formato, consegue dirigir os pelos longos (ou cabelos) aspirados directamente para o depósito, evitando a sua acumulação na própria escova. Já a escova High Torque utiliza 56 novos dentes de policarbonato, que actuam como um pente, evitando que os pelos se emaranhem em redor das cerdas de limpeza.

Para além do novo Dyson V15 Detect, que será disponibilizado no mercado nacional já no próximo dia 14 de Julho, a partir de €699, a Dyson irá lançar dois novos aspiradores sem cabos, um mais compacto, o Dyson V12 Slim (chega a 2 de Agosto) com uma potência de aspiração de 150W, e o Dyson Outside (chega a 12 de Setembro), ideal para espaços de grande amplitude, graças a um depósito 150% maior e a uma escova XL High Torque, que é 25% maior que a escova High Torque tradicional.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version