A importância de resenhas na hora de comprar softwares, periféricos e jogos

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 5 min
©tossoxltd.com

O mercado gamer e de eletrônicos vive um momento de alta de preço mundial. Comprar softwares, periféricos, componentes, equipamentos e jogos em geral tem sido bastante complicado, o que faz a pesquisa ser ainda mais fundamental antes de realizar qualquer compra. Existe bastante conteúdo na internet deste tipo, mas nem todo mundo dá a devida atenção.

Esses reviews são como fazer uma resenha crítica sobre algo. É uma forma de saber qual é a experiência real de um usuário, os prós e os contras de adquirir um produto ou serviço e podem ser fundamentais na hora de você escolher se vai ou não comprá-lo.

A resenha é feita de forma escrita, portanto, não dá para usar esse nome em vídeos que fazem esse tipo de análise. Por isso que o nome review se popularizou no mundo gamer, pois ele é abrangente e leva em conta todos os formatos com a opinião crítica do usuário sobre algo.

O que é uma resenha?
Resenha ou review é o resumo da experiência que uma pessoa teve ao consumir, adquirir ou vivenciar algo. Pode ser feita sobre um passeio, uma viagem, um filme, uma música, um prato ou, no caso que nos interessa, sobre um aparelho, jogo, software ou periférico. Enfim, pode-se fazer resenha sobre qualquer coisa.

No mundo gamer e de tecnologia, a resenha vai trazer os pontos mais importantes do autor sobre determinado produto ou serviço, desde o início do uso. Todos os principais fatores positivos e negativos devem ser expostos para que o leitor tenha uma compreensão abrangente sobre as vantagens e desvantagens de adquirir certa coisa.

Por exemplo, no review de um notebook gamer o autor pode destacar os pontos:

Esse é um exemplo de pontos negativos e positivos para o autor que ele deverá destacar ao longo do seu texto. Veja que alguns, como não possuir teclado numérico, pode ser um problema para o autor, mas não para o leitor. Por isso é preciso entender que a resenha tem um caráter opinativo pessoal e não existe uma review certa ou errada no geral (em alguns pontos, pode acontecer).

Por que ler resenhas antes de comprar?
Mesmo as melhores marcas do mercado produzem produtos que apresentam vários problemas. Nos últimos anos, com a popularização de produtos gamers, isso ficou ainda mais evidente e muita coisa disponível no mercado abriu mão de qualidade para oferecer preço baixo.

Por isso é importante ler de pessoas que vivenciaram a experiência real com aquele produto ou jogo antes de comprar. As descrições oferecidas pela fabricante e pela loja ajudam a conhecer o produto, mas existe muita propaganda nestas sessões que podem enganá-lo.

A avaliação de consumidores é importante, especialmente daqueles que possuem experiência na área, que já consumiram muitos destes produtos e que têm conhecimento e expertise para avaliar os pontos positivos e negativos sobre algo.

Leia muitas resenhas do mesmo produto
Você lê uma resenha e descobre que um headset que queria muito quebrou em uma semana na mão do autor. De cara, a sensação que te passa é que o produto não é bom, mas ainda é cedo para tomar qualquer decisão. Isso foi um defeito de fábrica? O dono fez mau uso do produto?

Não dá para saber logo de cara e, por isso, é importante ler mais de uma resenha. Quanto mais informações você possuir, mais fácil será avaliar de forma prudente se vale ou não a pena investir seu dinheiro comprando. Com o tempo, você aprenderá a reconhecer uma boa resenha e levará ela mais em conta do que tantas outras que encontra por aí.

Exit mobile version