PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: This is Sparta. Ou não.
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > O Que Vem à Rede > This is Sparta. Ou não.
O Que Vem à RedeOpinião

This is Sparta. Ou não.

Alexandre Gamela
Publicado em 1 de Maio, 2021
Tempo de leitura: 2 min
Tim Bennett/Unsplash

«Gostaria de dizer ao Facebook: isto é a Austrália. Se querem fazer negócio aqui, terão que o fazer pelas nossas regras». Este momento ‘this is Sparta’ foi protagonizado pelo primeiro-ministro australiano Scott Morrison, em Fevereiro. Será que ele se lembra de como acabou o filme? Acho que não.

- Publicidade -

A batalha entre os gigantes da tecnologia e os governos mundiais começou no início do ano, quando a Austrália decidiu que o Facebook e a Google deviam dividir o seu quinhão de lucros com os media informativos locais. Estas duas empresas ficam com 81% das receitas publicitárias, sobrando os restantes 19% para os media informativos. Num mercado de seis mil milhões de dólares (presumo que australianos), é fazer as contas.

O drama do modelo de negócio dos órgãos de comunicação social não é de agora. Primeiro, foram os conteúdos que toda a gente podia ver sem pagar. Depois, perceberam que as redes sociais lhes davam alcance, visibilidade e deixaram-se ir. Mais afluxo de utilizadores nos sites dava mais impressões de publicidade. Mas, quando os anunciantes passaram a usar Google e Facebook Ads, esse rendimento foi-se.

A divisão dos lucros faz sentido: se pensarmos que Facebook e Google dependem de conteúdos que não produzem, seria lógico pagarem aos criadores. Mas, como já vimos noutras ocasiões, estas empresas só pensam no verde. Não o das plantas, mas o do dinheiro.

Zuckerberg, o bully tranquilo da Internet, foi implacável. Primeiro, bloqueou os sites informativos australianos, depois foi negociar directamente com o aglomerado de Rupert Murdoch, que é uma espécie de Palpatine dos media. As corporações ajudam-se e os mais pequenos afundam-se. No meio, os utilizadores ficaram num buraco negro informativo. E a democracia também.

Os gigantes tecnológicos controlam não só o que fazemos, vemos e queremos, mas também o que podemos fazer, ver e querer. A decisão da Austrália teve o apoio de outros governos, incomodados com tanto poder. Se calhar, já vão tarde.

- Publicidade -

Como é que acabou o filme mesmo?

- Publicidade -
Etiquetas:Big TechFacebookGoogleMediaOpiniãoPublicidade
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}