Sony FE 35mm f/1.4 GM

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Se em tempos podiam acusar a Sony de ter pouca oferta de objectivas, tal situação já não ocorre, especialmente na gama dos 35 mm, com o lançamento da nova FE35mm f/1.4 G Master. Esta objectiva, que rivaliza directamente com a Zeiss Distagon T* (também ela de 35mm e abertura f/1.4) tem a particularidade de ser ligeiramente mais leve e compacta, mesmo tendo mais elementos ópticos (catorze em dez grupos), ao ter “apenas” 524 gramas e 96 mm de comprimento, face aos 630 gramas e 112 mm da Zeiss. Acredite que, embora não seja significativo, isto poderá fazer a diferença quando estar estiver o dia todo a trabalhar com a máquina num casamento, por exemplo. Aliás, o casamento é uma das situações onde esta objectiva se sentirá verdadeiramente em casa, uma vez que os 35 mm é a distância focal perfeita para retratos ou para simular o campo visual da vista humana.

Face à Zeiss, esta objectiva Sony G Master revelou ser mais versátil, ao conseguir captar com detalhe a uma distância de focagem mais curta (27 mm) e ao garantir uma maior nitidez em situações com maior distância de focagem, como paisagens, algo onde a Zeiss acabava por não ser tão boa, como era a distâncias mais curtas, como retratos. A comparação entre ambas é inevitável: ambas têm características idênticas, mas em todas as ocasiões esta nova 35 mm da Sony conseguiu ser superior, inclusive no efeito de bokeh (desfocar o fundo), graças à utilização de um diafragma com onze lâminas. Recorrendo a dois motores lineares XD, o sistema de focagem automático é bastante simples e tem uma actuação completamente silenciosa, o que em conjunto com o corpo mais compacto, o bom funcionamento do anel de focagem, bem como do anel de ajuste da abertura do diafragma (que pode ter feedback táctil), tornam a utilização desta objectiva perfeita, não só para fotografia como também para o vídeo.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €1695


Ficha Técnica

Amplitude focal: 35 mm
Abertura: f/1.4 (máxima)
Focagem: Automática com dois motores lineares XD
Estabilização: Não
Encaixe: Sony E
Dimensões: 96 x 76 mm
Peso: 524 gr


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version