Philips 242B1G

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Não tem resolução 4K (é apenas 1080p), não é muito grande (são só 24 polegadas), nem será daqueles monitores que tanto servem para gaming como para trabalhar (vamos mantê-lo neste último grupo, já que o tempo de resposta é de 4 ms). O 242B1G pode não ser nada disto, mas se nos preocuparmos mais com os consumos de energia e em ter equipamentos tecnológicos mais verdes, este pode ser um bom reforço para o nosso home office.

O design é conservador, o que para o ambiente onde se destina é o ideal. Em preto, com uma moldura de cinco milímetros, excepto na base, onde ficam os botões de controlo, este monitor da Philips é bastante sóbrio e prefere apostar noutros campos. O seu ADN “verde” é, assim, o que mais se destaca, sobretudo dois recursos que têm como objectivo reduzir os consumos, assim como tornar o ecrã mais amigo dos nossos olhos em várias situações.

O primeiro, o PowerSensor recorre a um sensor que fica mesmo ao lado do logótipo da marca e que basicamente detecta se alguém está à sua frente, a trabalhar, para o desligar assim que nos ausentarmos. Este modo tem cinco níveis de ajuste (de 0 a 4) que o tornam mais ou menos sensível, e funciona mesmo. Se sairmos da frente do 242B1G, o sensor vai perceber que nos ausentamos e desliga o ecrã. Apesar de isto ser bom para quando deixamos a secretária para fazer uma pausa, e não estar sempre a ligar/desligar o monitor, não será útil se o quisermos usar um pouco mais afastados – por exemplo, com um vídeo de exercício físico do YouTube para seguirmos um pouco mais ao longe.

O segundo recurso energético é o que faz quase a mesma coisa, mas tendo por base uma análise da luz ambiente – se detectar uma sala mais iluminada, aumenta o brilho; caso esteja mais escuro, diminui a intensidade. A isto juntam-se vários outros modos, tal como acontece noutros monitores: jogos e fotografia (com mais contraste), filmes (parece meter uma película azul), escritório (menos brilho, para poupar os olhos), LowBlue (o ecrã fica demasiado amarelo) e um curioso, preparado apenas para leitura, o EasyRead que coloca tudo a preto e branco.


Distribuidor: Philips

Site: philips.pt

Preço: €209


Ficha Técnica

Ecrã: 23,8 IPS LCD
Tempo de Resposta: 4 ms
Resolução Máxima: 1920 x 1080
Ligações: VGA, DVI-D, DisplayPort 1.2, HDMI 1.4, 4 x USB 3.0, jack 3,5 mm
Dimensões: 540 x 501 x 205 mm

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version