NOS adianta-se à concorrência e lança o primeiro router Wi-Fi 6 numa oferta de Internet em casa

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©NOS

O Giga Router é o primeiro equipamento do do seu género a ser lançado por uma operadora de TV, Internet e voz, em Portugal. Meo e Vodafone apenas têm routers 802.11 ac nas suas ofertas, enquanto este da NOS tem a norma 802.11 ax.

Em teoria, isto permite atingir velocidades 1,5 vezes superiores às dos routers que fazem parte das actuais ofertas. A operadora diz ainda que alguns «equipamentos mais antigos» que se ligam na banda 2,4 GHz vão conseguir velocidades até «1,9 vezes superiores»: 1 Gbps por Wi-Fi.

O Giga Router tem modulação OFDMA (uma tecnologia que faz a gestão das ligações de cada equipamento ligado, para dar prioridade e reduzir a latência) e inclui ainda a MU-MIMO (que permite ligar até cem equipamentos em simultâneo).

Outra das capacidades destacadas pela NOS é a Target Wake Time, que permite uma «maior durabilidade da bateria dos equipamentos móveis e IoT ligados por Wi-Fi»: a operadora fala numa redução de até «sete vezes o consumo de energia».

Este novo router já está incluído na oferta FTTH da NOS e será o equipamento-padrão para pacotes com velocidades de 500 Mbps ou 1 Gbps.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version