Internet Explorer morre de vez em 2022

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Desde há um ano que a Microsoft vem dando pistas que estava com a intenção de matar o Internet Explorer de vez. Em Agosto do ano passado, a empresa anunciou que a versão online do conjunto de aplicações de produtividade Microsoft 365 iria deixar de funcionar com o Internet Explorer em Agosto deste ano. Meses mais tarde, alguns utilizadores do IE descobriram que alguns sites redireccionavam para o Microsoft devido a problemas de compatibilidade.

Esta semana, o chefe do programa de desenvolvimento do Microsoft Edge, Sean Lyndersay, confirmou a intenção da Microsoft em deixar de actualizar o IE: “Já deve ter notado que, desde há um ano que temos abrandado o suporte do Internet Explorer. Hoje, chegámos ao passo seguinte nessa viagem: anunciamos que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge.”

Lyndersay disse também que, há já muito tempo que o Edge proporciona uma melhor experiência de navegação que o Internet Explorer. A única dificuldade que o novo browser tinha, até agora, era na capacidade de apresentação de páginas web mais antigas. Os programadores da Microsoft conseguiram finalmente resolver este problema, através da integração de um modo IE no Edge para que, finalmente, o Edge se afirme como o browser oficial do Windows moderno.

Num anúncio separado, Aleks Lopez, gestora do App Assure Program da Microsoft, disse que os programadores que tenham aplicações para IE não têm de se preocupar com quaisquer problemas de compatibilidade. E, se por ventura encontrarem alguns problemas quando as aplicações são executadas no modo IE do Edge, a Microsoft vai ajudá-los a resolvê-los gratuitamente.

A Microsoft vai remover o Internet Explorer de algumas versões do Windows 10 a 15 de Junho de 2022. As versões do Internet Explorer integradas na versão LTSC (Long Term Servicing Channel) do Windows 10 e o Internet Explorer 11 para o Windows Server vão continuar a receber suporte técnico.

Se quiser obter mais informação, clique aqui para aceder ao site de perguntas e respostas sobre o Internet Explorer na Microsoft.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version