HP Spectre X360

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Este não é o primeiro Spectre da HP a passar-me pelas mãos, por isso foi com surpresa que tive alguma dificuldade em ligá-lo. Confesso que não fui eu que testei a versão de 2020 deste portátil, que de certeza já trazia este “mini-botão” para ligar e desligar, por isso têm de me dar um desconto. Adiante.

Este Spectre é o mais recente membro da linha de computadores portáteis topo de gama da HP, computadores convertíveis, em que os ecrãs treze ou de quinze polegadas FHD sensíveis ao toque podem rodar para trás, convertendo-os em tablets.

O design é interessante: são pretos com rebordos em dourado (o famoso ‘rose gold’) e cantos junto às dobradiças do ecrã estão cortados: foi aí que a HP decidiu instalar o botão para ligar e desligar; por ser também dourado, está “camuflado” no chassis. No lado oposto ao do botão, está uma entrada USB Type-C, mais visível por ser preta. Por falar em camuflar coisas, o Spectre de 2021 tem uma entrada USB Type-A do lado esquerdo, junto ao jack de 3,5 mm, com uma pequena porta (também dourada) que serve para a esconder no chassis. A ideia é gira, mas torna complicado ligar uma pen USB à primeira.

Teclas grandes, trackpad pequeno
O Spectre x360 de 2021 vem com um processador Intel Core i7 de 11.ª primeira geração, que inclui um processador gráfico Intel Xe. A memória RAM é de 16 GB e o SSD tem 1 TB de capacidade.Existe ainda a possibilidade de serem ligados a redes sem fios até Wi-Fi 6 e Bluetooth 5 para os periféricos.

O teclado é muito confortável e silencioso; em baixo, do lado direito, está o leitor de impressões digitais, compatível com a funcionalidade de segurança Windows Hello. O trackpad é relativamente pequeno, porque a HP deu prioridade ao tamanho das teclas, e numa máquina com ecrã de treze polegadas, o espaço não abunda.

No que respeita ao software, o sistema operativo é o Windows 10 Pro e vem acompanhado de algumas aplicações pré-instaladas, como uma VPN e uma solução antivírus da McAffee.

Gráfica sofrível
No que respeita ao desempenho, este novo Spectre x360 portou-se particularmente bem nos testes relacionados com a produtividade, tendo mesmo subido ao primeiro lugar do ranking nesta categoria nos computadores testados este ano. As medições só não foram melhores, porque a gráfica da Intel ainda está uns furos abaixo de outras. A bateria durou mais de 9 horas no desempenho de uma mistura de tarefas, como videochamadas, folhas de cálculo, processamento de texto e visualização de vídeos.


Distribuidor: HP

Site: hp.pt

Preço: €1599


Benchmarks

  • PCMark 10: 6908
  • PCMark 10 Productivity: 9666
  • PCMark 10 Battery Modern Office: 566 minutos
  • 3D Mark Cloudgate: 15587

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-1165G7
Armazenamento: 1 TB PCIe M.2 NVMe
Memória: 16 GB SDRAM LPDDR4-3200
Placa gráfica: Intel Iris Xe Graphics
Ecrã: 13,3” LCD IPS FHD (1920 x 1080)
Ligações: Wi-Fi 6 AX201, Bluetooth, 2 x USB4 Type-C, USB Type-A, jack de 3,5 mm, leitor de cartões microSD
Dimensões: 30,67 x 19,45 x 1,69 cm
Peso: 1,27 kg

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version