Guia para criar um questionário online

Criar um questionário online permite obter a opinião rápida e fácil sobre qualquer assunto, seja um produto ou serviço.
Questionario

Criar um questionário online permite obter a opinião rápida e fácil sobre qualquer assunto, seja um produto ou serviço, de modo a reunir várias informações.

O seu uso é cada vez mais comum, visto que o mercado das pesquisas online tem crescido a olhos vistos, fruto, não só dos avanços tecnológicos, mas também da importância e crescimento de tudo o que acontece online.

A tecnologia, sob a forma de questionário online, permite-nos ter, de facto, o controlo sobre várias situações, o que ajuda a reduzir o tempo, a aperfeiçoar processos, bem como a melhorar a qualidade e inovação dos negócios online.

Os questionários, como tal, podem ser usados para diversos fins, nomeadamente, e só para dar alguns exemplos: saber o que a população pensa sobre diferentes assuntos; medir os níveis de satisfação dos clientes; ou até para avaliar as equipas de trabalho.

Vantagens na criação de um questionário online

Encontrará vários benefícios em criar um questionário online e, acredite, o seu negócio só terá a ganhar com isso.

Obter informações em tempo real

Através de um questionário online, poderá obter respostas de uma grande parte da população da amostra imediatamente.

Maior alcance

Chegar ao máximo número de pessoas permite obter mais opiniões e mais reais. Afinal, poderá enviar o questionário online através do e-mail, das redes sociais, de códigos QR, blogs ou até páginas da web.

Poupar recursos

É bem mais acessível fazer um questionário online, do que em papel, presencialmente ou por telefone. Assim, poupa-se tempo, recursos materiais e até humanos.

Melhor segmentação

Um questionário online permite segmentar a amostra com uma precisão quase milimétrica de acordo com os fatores que achar mais convenientes. Assim, poderá obter respostas mais valiosas e precisas.

Anonimato

As pessoas poderão ficar, por vezes, retraídas ao dar a sua verdadeira opinião cara a cara, pelo que, fazer um questionário online irá permitir obter respostas muito mais reais e verdadeiras.

Além disso, as plataformas que existem actualmente permitem assegurar o anonimato dos dados, devido às regras impostas pelo Regulamento Geral sobre Proteção de Dados.

Processamento de dados automaticamente

Uma das principais vantagens das pesquisas online, é o facto de os dados serem reunidos e processados de forma rápida, automática e em tempo real. Poderá confirmar aqui todo o processo.

Como criar um questionário online?

De maneira rápida e eficaz, actualmente há várias plataformas onde poderá criar o seu questionário online e fazê-lo corresponder totalmente às suas necessidades.

Haverá sempre um assistente digital a guiá-lo em todas as fases do processo, pelo que o processo é bastante intuitivo. Além disso, tem uma grande variedade de tipos de pergunta de modo a escolher os mais adequados. Podem ser perguntas de resposta sim ou não; de escolha múltipla; de comparação ou avaliação de frases, imagens, sons ou vídeos; pode ter um campo livre, seja para deixar espaço para um formulário, texto, data, número; ou até mesmo para criar uma classificação, ou percentagem.

Além disso, poderá também gerir as diferentes opções de layout, personalizando totalmente o esquema de cores ou organização de informação, de modo a tornar-se o mais parecido possível de acordo com a sua marca.