Bons ares vindos da União Europeia

Por: André Rosa
Tempo de leitura: 2 min
Guillaume Périgois/Unsplash

Olá a todos. Temos duas boas notícias vindas da União Europeia. Não só lançaram uma plataforma de publicação de artigos científicos aberta, como também foram aprovadas medidas contra o uso de tecnologia europeia a ser usada por regimes ditatoriais.

Começando pela plataforma de publicação de artigos científicos esta é uma excelente notícia. É completamente aberta e centraliza o conhecimento científico europeu em prol de todos os cidadãos europeus. Nos partidos piratas, desde o princípio, que se defendeu as filosofias do open data e do open access. Desta forma, todos os cidadãos europeus têm acesso livre ao conhecimento científico e é também uma forma de devolver à sociedade o investimento estatal das investigações científicas.

Foi também aprovado, no Parlamento Europeu, a revisão do regulamento do trânsito de produtos de dupla utilização. No total, 642 deputados votaram a favor, 37 foram contra e houve 9 abstenções. Esta revisão inclui, pela primeira vez, controlos estritos de exportação para tecnologia de vigilância e disposições de transparência sobre o tipo de tecnologia de vigilância exportada e o nome do país destinatário. Isto para que regimes autoritários não possam usar as tecnologias europeias modernas para oprimir os seus cidadãos.

Como nota final, tenho de referir também a carta assinada por 39 eurodeputados, para que seja revista a proposta de regulamento sobre a Inteligência Artificial, porque esta abre espaço para a vigilância em massa dos cidadãos e isso seria um erro tremendo.

Seguir:
Eu sou empreendedor, programador de apps mobile e de backends php e político. Fundador e Secretário Geral do Partido Pirata Português e Co-Fundador da Simdea.pt. Sou apaixonado pelo que faço, e adoro ajudar as pessoas. Nada é mais gratificante do que fazer parte de uma equipa com interesses semelhantes.
Exit mobile version