PLAY – Razer Wolverine V2

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Com o lançamento das novas Xbox, seria uma questão de tempo até começarem a sair os primeiros periféricos para consolas da Microsoft – a Razer aproveitou a ocasião para lançar mais um modelo da família de comandos Wolverine, o V2. Este comando é mais discreto que os seus antecessores (Ultimate e Tournament Edition), pois perde o efeito de iluminação RGB Razer Chroma, colocado em torno da moldura do botão Xbox. Ainda assim, este não é o elemento que mais salta à vista, até porque a Razer decidiu mudar a ergonomia para melhor, embora esta seja apenas a minha opinião. Sempre gostei de comandos com maior grip e o Wolverine V2 é perfeito nesse sentido, sendo o tacto do mesmo reforçado com a presença de um reforço em borracha texturada nessa zona.

Existem algumas diferenças face aos seus antecessores, como o desaparecimento dos gatilhos na parte inferior, que, diga-se de passagem, não eram propriamente práticos ou relevantes. Não gosto, porém, da localização dos botões de ver e de menu, uma vez que se tornaram mais difíceis de aceder. Felizmente, mantêm-se os dois botões programáveis adicionais nos gatilhos, bem como a tranca dos gatilhos principais, que permitem alternar entre um curso mais longo, ideal para jogos de corrida, ou um curso curto e directo, para jogos de acção ou FPS.

Igualmente melhorados foram os botões de acção e do comando direccional digital, com os novos Razer Mecha-Tactile, que além de terem um curso muito menor, são muito mais precisos que os botões de membrana utilizados nos comandos originais da Xbox, e mais duradouros, com um ciclo de vida anunciado de três milhões de cliques.

Também presente está a ligação jack de 3,5 mm para ligar auscultadores e o software de gestão para PC, que permite mapear os botões e ajustar a sensibilidade dos gatilhos e dos comandos direccionais.

Em contrapartida, talvez por uma questão de custos e para garantir baixas latências, a Razer optou por usar um cabo USB não removível no novo Wolverine V2 com três metros, mais que suficiente para poder jogar confortavelmente no sofá.


Distribuidor: Razer

Site: razer.com/eu-en

Preço: €119,99


Ficha Técnica

Compatibilidade: PC (Windows 10), Xbox One, Xbox Series X e S
Ligações: USB
Botões programáveis: 2
Dimensões: 161,5 x 105,8 x 65 mm
Peso: 274


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version