Planos dos futuros Macbook roubados em ataque de ransomware

A Quanta, uma das empresas que fabricam os computadores Macbook, sofreu um ataque informático por ransomware. Nesse ataque, foram roubados os esquemas dos futuros modelos dos computadores portáteis da Apple.
Quanta Computer

Um dos principais fornecedores de computadores da Apple, chamado Quanta, foi atacado recentemente com recurso a ransomware, durante esse ataque foram roubados os planos dos futuros modelos de Macbooks.

O ataque foi levado a cabo por um grupo chamado REvil, o mesmo que recentemente atacou a Acer, tendo roubado dados contabilísticos, extractos bancários e trocas de mensagens com instituições bancárias. Esses dados acabaram por ser publicados no site do grupo, chamado Happy Blog. Nesse ataque foram pedidos 50 milhões de dólares para a desencriptação dos ficheiros.

Aparentemente, no ataque à Quanta, o grupo terá conseguido roubar e encriptar todos os dados na rede local da empresa e pediu 50 milhões de dólares para libertar os ficheiros. A Bloomberg noticiou que o REvil publicou um artigo na darkweb, a confirmar que o ataque foi bem-sucedido. Durante a apresentação dos novos produtos da Apple, que se realizou esta semana, o REvil publicou mais de uma dúzia de imagens com supostos esquemas de um computador Macbook que ainda não foi lançado.

Segundo o grupo, as imagens dos esquemas foram publicadas depois de a Quanta se ter recusado a pagar o resgate pedido. 

A Quanta admitiu o ataque, indicando que sofreu ataques num “pequeno número de servidores” e que está a trabalhar com especialistas para resolver o problema.

Depois de a Quanta se ter recusado a pagar, o grupo virou a sua atenção para a Apple e impôs um prazo que acaba a 1 de Maio. Se a Apple não pagar o resgate, o grupo diz que vai publicar uma imagem por dia.