Novo driver para gráficas Nvidia adiciona overclocking automático e cancelamento de ruído

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A Nvidia lançou recentemente uma nova versão do software GeForce Experience (3.22) e um novo driver Game Ready (versão 466.11). Estas novas versões centram-se mais em acrescentar novas funcionalidades e menos em resolver problemas anteriores, o que torna esta versão uma das mais interessantes em muito tempo.

Com o driver 466.11, a funcionalidade de remoção de ruído AI Noise, vai poder ser usada com o OBS Studio. A partir de agora, será possível eliminar o ruído de fundo usando o software da Nvidia através do OBS, enquanto está a fazer streaming ou gravações. Tudo o que é necessário é o SDK Nvidia Broadcast Audio Effects, o driver 466.1 e a última versão do OBS Studio. Depois de ter tudo instalado, pode activar a remoção de ruído, clicando com o botão direito em cima da fonte no misturador e escolhendo o menu de filtros.

Outra novidade da versão 466.11, é a melhoria de desempenho do sistema com a tecnologia Reflex da Nvidia. Esta actualização ajuda a reduzir a latência do sistema, em situações em que o processador não tem capacidade. Se, por exemplo, tiver uma gráfica Nvidia RTX 3080 e um processador mais lento, vai notar uma melhoria de desempenho. No entanto, esta optimização só é activada quando o sistema Reflex está em modo Boost. Alguns jogos não ligam o modo Boost por defeito, por isso terá de ligar esse modo manualmente.

A Nvidia diz que todos os títulos que suportam o Nvidia Reflex foram actualizados para suportar a nova optimização.

Do lado do software GeForce Experience, a versão 3.22 inclui suporte para overclocking do GPU e visualização de desempenho com um único clique. Estas funcionalidades, que estiveram em testes beta durante alguns meses, permitem ao utilizador monitorizar a temperatura do processador gráfico, velocidade de relógio e consumo de memória.

Como já foi mencionado, o novo GeForce Experience, também permite fazer overclocking automático ao GPU. A aplicação faz um teste de stress ao sistema e aplica as alterações para acelerar o processador gráfico para que consiga tirar um pouco mais de desempenho da sua placa gráfica.

Na versão 3.22 do GeForce Experience, a Nvidia aumentou a área de optimização de jogos para permitir também a optimização de aplicações de produtividade. Isto quer dizer que o GeForce Experience pode também fazer alterações à configuração dos gráficos das suas aplicações de produtividade, para que possam tirar mais partido do poder de processamento do GPU.

No que respeita a outras novidades, o novo driver traz suporte para DLSS e RTX ao jogo Mortal Shell, compatibilidade com seis novos monitores com G-Sync da LG e MSI e a resolução de quatro problemas:

Falta de desempenho em Supreme Commander 1 e 2

Erros na visualização de ficheiros de imagem RAW no Adobe Lightroom

Resolução de problemas de imagem no Microsoft Flight Simulator em realidade virtual

Resolução de um problema que fazia com que alguns monitores mostrassem as cores erradas depois do arranque do Windows

Pode actualizar automaticamente o driver através do GeForce Experience, que está na área de notificação do Windows, ou manualmente através do site da Nvidia.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version