Microsoft anuncia actualização de Maio de 2021 (versão 21H1) do Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Como o nome indica, a Actualização de Maio de 2021 do Windows 10 deve começar a ser distribuída aos utilizadores no próximo mês de Maio, mas se espera grandes novidades para o mercado doméstico desengane-se, os principais melhoramentos e novas funcionalidades são dedicados ao mercado empresarial.

A Actualização de Maio de 2021 do Windows 10, também conhecida como versão 21H1, é baseada na versão 20H2 e na versão 2004. O que quer dizer, por outras palavras, que não se trata de uma grande actualização e não inclui algumas das novas funcionalidades que têm sido noticiadas recentemente, como as janelas com cantos redondos, a Barra de Tarefas flutuante, entre outras novidades.

Assim, esta nova actualização inclui melhoramentos que apelam principalmente aos utilizadores empresariais:

Melhoramentos ao sistema de autenticação Windows Hello

A novidade mais significativa nesta funcionalidade, que permite a autenticação do utilizador através de reconhecimento facial, é a possibilidade de se utilizarem câmaras externas que sejam compatíveis com o sistema. Nas notas de lançamento da actualização, a Microsoft diz que os utilizadores vão poder passar a usar uma câmara externa como solução por defeito para o sistema Windows Hello, mesmo quando já exista uma câmara integrada.

Esta novidade é particularmente útil quando está a trabalhar a partir de casa e se utiliza um monitor ligado a um computador portátil. Se o segundo monitor tiver uma câmara externa com sensor de profundidade, pode começar a utilizá-la com o Windows Hello sem ter de desligar a câmara do portátil.

Novas funcionalidades para utilizadores empresariais

Nesta funcionalidade, a Microsoft também fez melhoramentos de desempenho ao Windows Defender Application Guard (WDAG). Esta funcionalidade está disponível para os utilizadores profissionais e trata-se de uma camada de virtualização que pode proteger o computador quando se visitam sites menos confiáveis. Esta funcionalidade é baseada em Hyper-V e funciona em hardware compatível que tenha as funções de virtualização ligadas no BIOS.

Depois de instalada a actualização, a Microsoft diz que serão notadas melhorias de desempenho quando se utilizam as funcionalidades do Windows Defender Application Guard (WDAG).

A terceira e última novidade da Actualização de Maio de 2021 do Windows 10 é apenas para utilizadores empresariais. Segundo as notas de lançamento, o Windows Management Instrumentation (WMI) é actualizado para oferecer melhor desempenho e suporte para trabalho remoto.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version