Futuros televisores Samsung podem usar ecrãs fabricados pela LG

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Samsung

De acordo com vários meios de comunicação sul coreanos, a Samsung pode estar em vias de comprar milhões de painéis OLED à rival LG, para utilização em televisores. Segundo as mesmas notícias, responsáveis das duas empresas reuniram-se recentemente para finalizar o negócio que resultará no fornecimento de 1 milhão de ecrãs à Samsung na segunda metade deste ano, subindo para 4 milhões no próximo ano.

A Samsung abandonou o mercado dos televisores OLED há mais de cinco anos. Hoje em dia, a LG Display fornece painéis de imagem OLED a um conjunto de fabricantes de televisores, incluindo a Sony, Vizio, Hisense e a própria LG Electronics. No ano passado, a LG anunciou uma expansão das linhas de produção de OLED e, segundo alguns analistas, a capacidade de produção deve aumentar ainda mais no segundo trimestre deste ano. Segundo esses analistas, a capacidade total de produção de ecrãs da LG Display situa-se nos 8 milhões de unidades este ano.

Estas notícias são a mais recente indicação do afastamento da Samsung da tecnologia de ecrãs LCD utilizada hoje em dia em todos os seus modelos de televisores. Mesmo os modelos QLED ainda usam um painel LCD por trás da camada ‘quantum dot’. No ano passado a Samsung Display anunciou que iria deixar de fabricar painéis LCD, devido à concorrência dos fabricantes chineses. No entanto, a decisão foi adiada depois da declaração da pandemia de COVID-19, devido a um aumento substancial na procura.

Embora a Samsung planeie comprar ecrãs à LG Display, especula-se que a sua divisão de desenvolvimento de ecrãs esteja a desenvolver painéis Quantum Dot OLED (QD-OLED). Segundo a publicação sul coreana The Elec, a Samsung Display estará a trabalhar num protótipo de televisor que usa esta tecnologia, que será mostrado a potenciais clientes, incluindo a Samsung Electronics, em Junho.

Contudo, segundo a mesma publicação, algumas amostras de painéis com esta tecnologia enviadas à Samsung Electronics em Janeiro, não impressionaram devido à sua baixa luminosidade.

A tecnologia QD-OLED não é a única que está no horizonte da Samsung. A empresa começou a comercializar recentemente, um novo tipo de ecrã chamado Micro LED, que utiliza um conjunto de LED para produzir uma imagem directamente. Apesar de a Samsung ter lançado esta tecnologia em televisores topo de gama, acredita-se que a tecnologia Micro LED ainda vai demorar a ficar suficientemente barata para chegar ao mercado de uma forma mais massificada.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version