Como recuperar facilmente ficheiros permanentemente eliminados no seu computador

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min

A perda de dados, independentemente da causa, é dos problemas mais frustrantes que existem para quem tenha que trabalhar com computadores diariamente.

Estas situações muitas vezes ocorrem devido à eliminação acidental, passando por falhas das unidades de armazenamento, ou até mesmo falhas nas actualizações do sistema operativo. E isto está relacionado também com a utilização do seu PC, já que estas perdas de dados podem também ocorrer na sua pen USB, num cartão de memória que tem todas as suas fotos de férias de 2019 (já que, entretanto, temos estado fechados em casa devido à pandemia).

Mas não se preocupe, pois à partida nada é irrecuperável. Mesmo que tenha eliminado acidentalmente um ficheiro, o próprio Windows tem diversas soluções que permite recuperar esse ficheiro facilmente, mas em casos mais complexos, é bom saber que existem aplicações eficazes como o iMyFone AnyRecover.

Este software, que pode ser descarregado de forma gratuita, permite investigar todo o tipo de dispositivos de armazenamento, como disco rígido, unidade SSD, unidade flash USB, cartão SD,  ou qualquer outro dispositivo externo ligado ao seu PC, e detectar todos os dados que tenham sido apagados.

Tenha em conta que se os dados foram apagados há muito tempo, e caso a unidade de armazenamento onde os mesmos estavam armazenados tenha uma utilização muito intensa, é provável que estes possam não ser recuperados na totalidade, já que os sectores onde estavam guardados foram reutilizados.

Como pesquisar e recuperar dados?

O primeiro passo é o óbvio, descarregar o software de recuperação de dados da iMyFone, o AnyRecover para Windows, a partir da sua página oficial.

Após descarregar o software, deverá iniciar a sua instalação. Aqui deverá ler e aceitar os termos e condições da licença da iMyFone, e clicar na opção Customize Installation para poder alterar a pasta onde o software será instalado. Por defeito, o software será instalado dentro de uma pasta que será criada na pasta de sistema, em C:\Program Files (x86).

Concluída a instalação, está na hora de iniciar a aplicação, bastando clicar no ícone que indica Start Now, ou então clicar no atalho da aplicação, que será colocado no ambiente de trabalho do seu sistema operativo.

Abrindo a aplicação, deparamo-nos com um detalhe muito importante, toda a aplicação está correctamente traduzida para idioma do sistema operativo, neste caso em português.

Neste menu inicial encontrará todos os discos, unidades SSD e dispositivos ligados ao seu computador, podendo no final da lista do ecrã principal especificar qual o disco virtual que deseja recuperar os dados perdidos, ou inclusive especificar a pasta onde os mesmos se encontravam.

Para comprovar a eficácia do AnyRecover, eliminados um conjunto de ficheiros com imagens e texto, e limpámos a reciclagem do Windows. De seguida utilizámos a aplicação para detectar e recuperar os ficheiros eliminados, e verificámos que este conseguiu não só recuperar os ficheiros que foram agora eliminados, para efeito de teste, como ficheiros que tinham sido eliminados anteriormente.

Se, porventura, optar por ir eliminando ficheiros já enviados para a Reciclagem, ou vazar a mesma para libertar espaço em disco, saiba que com o AnyRecover, esses ficheiros que anteriormente seriam eliminados para sempre, continuam a ser recuperáveis, quer sejam documentos, ou fotografias.

Outros detalhes importantes que transformam o AnyRecover da iMyFone numa excelente ferramenta de recuperação de dados é o facto de ser extremamente fácil e intuitiva, por permitir pré-visualizar os ficheiros antes mesmo de serem recuperados, e por conseguir recuperar milhares de tipos de ficheiros distintos, como documentos (DOC, PDF, HTML, etc), imagens (JPEG, PNG, TIFF, BMP, etc), vídeos (AVI, MOV, MP4, MKV, MPEG, FLV, etc), áudio (MP3, WAV, WMA, etc), ficheiros de e-mail, ficheiros comprimidos (ZIP, RAR, ISO, etc), e outros.

Por fim, falta falarmos em preços. O AnyRecover para Windows é, conforme foi dito, uma aplicação paga, embora o possa utilizar de forma gratuita para pesquisar os ficheiros perdidos, e recuperar até três ficheiros, sem limite de tamanho.

Se gostar de usar o AnyRecover para Windows, e tirar partido de todas as suas capacidades, deverá subscrever a um dos planos disponíveis, uma licença mensal de $49.95 por mês (auto-renovável), sendo esta a solução ideal para uma utilização única, o plano anual de $59,95, ou então a subscrição vitalícia, de $79,95. Todas elas incluem apoio ao utilizador, e actualizações gratuitas vitalícias.

Porém, se estiver mesmo interessado neste software, temos boas notícias, pois a iMyFone decidiu premiar os leitores PCGuia com um desconto de $20, colocando a licença mensal em apenas $29.95, a anual em $39.95, e a vitalícia em $59.95. Para usufruir desta campanha, deverá aceder ao seguinte link: Campanha PCGuia

Após a aquisição do mesmo, apenas precisará de abrir a aplicação, clicar na barra superior no ícone de registo (com o desenho do utilizador), e colocar o e-mail registado, e o respectivo código de registo. Não clique no botão de comprar agora, caso contrário será reencaminhado para a loja com os valores diferentes dos da campanha para os nossos leitores.

Exit mobile version