Asus ROG Phone 5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

A Asus acaba de lançar a quarta geração do popular smartphone com a chancela Republic of Gamers, o ROG Phone 5. Ligeiramente maior que os antecessores, esta medida acaba por ter efeito na compatibilidade com os acessórios, que nas últimas duas gerações eram compatíveis entre si, embora existam alguns adaptadores, como o do gamepad Kunai, que pode continuar a ser usado neste novo modelo.

O ROG Phone continua a ter um design distinto e recorre a alguns elementos oriundos de outros modelos relevantes da família Asus ROG, como o portátil Zephyrus G14: o logótipo ROG com iluminação RGB (personalizável), que aqui tem um formato de ecrã em dot matrix.

Infelizmente, o sistema de arrefecimento deixa de fazer parte do novo ROG Phone 5, mas existe uma boa razão para isso: a motherboard foi completamente redesenhada e recolocada, estando agora numa posição central, para que possa ser mais facilmente arrefecida pelo AeroActive Cooler 5. Este também já não está na lista de acessórios de série, mas ganha uma função-extra: dois botões físicos, em forma de gatilho.

Ainda assim, atingir o máximo desempenho, este acessório será uma compra obrigatória para garantir um arrefecimento mais eficaz da motherboard do ROG Phone 5.

Configuração de sonho
A motherboard do ROG Phone 5 tem o poderoso Qualcomm Snapdragon 888 de oito núcleos, 16 GB de memória RAM LPDDR5 e 256 GB de armazenamento rápido, do tipo UFS 3.1. Existem versões com outras configurações, mais acessíveis, como a de 8 GB de RAM/128 GB e 12 GB/256 GB. Estes componentes estão alojados numa posição central devido à nova bateria, que embora mantenha os mesmos 6000 mAh, está dividida em duas células colocadas em cada extremidade.

Esta solução é excelente para uma melhor distribuição do calor, evitando o desconforto de estar a jogar num smartphone muito quente, como permite ajudar a dissipar o calor habitualmente gerado pelo carregamento rápido da bateria, que passa dos 30 para os 65 W de potência máxima de carga; isto permite reduzir para metade o tempo de carga face ao ROG Phone 3.

Experiência de topo
Como seria de prever, tudo isto garante ao novo smartphone da Asus um excelente desempenho: o ROG Phone 5 bateu, praticamente, todos os resultados da nossa tabela, incluindo os do Oppo Find X3 Pro, que tem uma configuração idêntica.

Mas, mais importante que o desempenho, é experiência de utilização: neste campo, o ROG Phone 5 continua a ser uma referência, ainda para mais agora que utiliza uma versão personalizada do painel Super AMOLED E4 da Samsung. Com 6,78 polegadas, o ecrã continua a ter uma moldura maior que o habitual, para evitar toques acidentais no display. Este, tem a particularidade de, embora mantendo a resolução FullHD+, reproduzir uma imagem com melhor qualidade, daí a certificação HDR10+ e a garantia da reprodução de 111% do espectro de cor DCI-P3. O ecrã tem ainda mais brilho (entre 5 a 800 nits) e maior velocidade: 144 Hz de taxa de actualização, 1 ms de tempo de resposta, 300 Hz de taxa de resposta ao toque e 24,3 ms de tempo de resposta ao toque.

Como se isto não bastasse, o ROG Phone 5 conta igualmente com dois dos maiores altifalantes já integrados num smartphone, com dimensões idênticas para garantirem um som estereofónico perfeito, sendo cada um deles alimentado por um amplificador Cirrus Logic CS35L45.

Curiosamente, a Asus volta a incluir, no corpo do ROG Phone 5, uma saída jack de 3,5 mm, alimentada por um DAC ESS Sabre ES9280AC Pro com amplificação integrada, garantindo assim um som intenso e de elevadíssima qualidade. Só nas câmaras é que o ROG Phone 5 não registou qualquer tipo de evolução: os resultados são aceitáveis, mas não ao nível de outros topos de gama.


Distribuidor: Asus

Site: asus.com/pt

Preço: €999 (versão testada)


Benchmarks

  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 128 149
  • Antutu Benchmark: 742 092
  • PCMark Work 2.0: 14736
  • PCMark Work 2.0 Battery: 1229 minutos

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 888 (2,84 GHz + 3 x 2,42 GHz + 4 x 1,8 GHz)
Memória: 16 GB LPDDR5
Armazenamento: 256 GB UFS 3.1
Câmaras: 64 MP f/1.8 + 13 MP f/2.4 + 5 MP f/2.0
Ecrã: 6,78” Super AMOLED 144Hz HDR10+ (2448 x 1080) 395 ppi
Bateria: 6000 mAh
Dimensões: 172,8 x 77,3 x 10,3 mm
Peso: 238 gr


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version