Afinal a API DirectStorage da Microsoft também vai funcionar com SSD NVMe PCIe3

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 1 min
Foto - Western Digital

Durante uma apresentação para programadores, realizada esta semana, a Microsoft confirmou que a API DirectStorage, concebida para acelerar a velocidade de acesso aos dados gravados no sistema de armazenamento do computador, através da utilização dos recursos de processamento da placa gráfica, também irá funcionar em unidades SSD NVMe PCI Express 3.

Na mesma apresentação, também foi confirmado que todos os GPU compatíveis com DirectX 12 vão também poder ser usadas para aceder às funcionalidades da API DirectStorage.

Para quem não sabe, o sistema DirectStorage, permite ao processador gráfico, ou GPU, aceder directamente aos dados gravados em unidades SSD NVMe, o que, por exemplo, permite o carregamento e descompressão directa de conteúdos relacionados com jogos, reduzindo bastante os tempos de carregamento dos jogos.

Esta aceleração reduz bastante a latência ao nível do sistema de armazenamento e reduz a carga de processamento do CPU. Qualquer placa gráfica, ou GPU compatível com a API DirectX 12 vai poder usar esta funcionalidade. No entanto, a Microsoft recomenda a utilização de GPU DirectX Ultimate, para que se consiga obter a melhor experiência possível.

A PlayStation 5 já utiliza um sistema semelhante para acelerar o carregamento dos conteúdos dos jogos.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version